Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dólar alto não precisa impedir a sua viagem de final de ano

A- A+

Se você não comprou as passagens de sua viagem de final de ano, ainda há muito o que fazer para economizar. Entretanto, se o seu destino é o exterior e já está tudo acertado, o jeito é encontrar soluções mais em conta para não sofrer tanto com a escalada do dólar.

A moeda americana bateu na casa dos R$ 4,00, chegou a ultrapassar a marca, mas movimentos do Banco Central no início de outubro conseguiram segurar um pouco a alta. Ainda assim, esse é um aspecto que exige atenção especial se você vai realizar uma viagem internacional.

Viagem de final de ano com a alta do dólar.

Cotação do dólar em alta exige atenção, mas não deve impedir sua viagem. Foto: Shutterstock

Como economize na viagem de final de ano

O sonho não precisa ser deixado de lado, especialmente se você planejou a sua realização com todo o cuidado. Mas para que a viagem de final de ano a um destino no exterior seja possível, não tem outro jeito: é preciso economizar. Veja seis dicas que podem lhe ajudar nesse desafio:

Pesquise

Vamos começar pelo mais difícil. O dólar está caro e fica ainda mais oneroso para comprar. Por isso, fazer uma boa pesquisa nas casas de câmbio e verificar a melhor cotação pode ser a decisão mais inteligente. E contabilize mais 0,38% de IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

Estime gastos

Uma dica interessante é fazer uma prévia dos seus gastos na viagem de final de ano. Com o auxílio da internet, você pode fazer isso rapidinho.

Sites e aplicativos ajudam a calcular as despesas e reunir todas as informações necessárias antes de embarcar, desde arrumar as malas até encontrar restaurantes e outras opções de entretenimento. Se você quer estimar o custo médio de despesas comuns no exterior, o site Numbeo pode ajudar.

Hospedagem alternativa

Se você costuma ficar sempre em hotéis, esse pode ser o momento ideal para experimentar algo novo. A boa notícia é que não faltam opções. Você pode pesquisar um hostel (há muitos deles com bom serviço e preço pra lá de honesto) ou até mesmo um albergue.

Outra dica interessante é procurar um aluguel. Você pode se surpreender com o preço, principalmente se estiver acompanhado e tiver com quem dividir a despesa.

Uma alternativa em alta nos dias de hoje é o BnB (bed and breakfast – cama e café da manhã), onde você aluga um apartamento em uma espécie de rede social, com referências de cada locador – e dos locatários também.

Você vai se interessar por:

Descubra para quais países o seguro viagem é obrigatório

Dólar x euro: O que é melhor levar para viagem internacional?

Veja como aproveitar seu programa de milhagem para uma viagem internacional

Roteiro econômico

Com os valores em mãos, a saída é fazer um roteiro de viagem econômico. Que tal trocar os restaurantes da moda pela comida típica do local? Para fazer uma viagem interessante não é necessário gastar rios de dinheiro nos restaurantes mais exóticos.

Pegue leve nas compras

Enquanto milhões de turistas viajam pelo mundo para conhecer novas culturas, paisagens e pessoas, os brasileiros costumam viajam para comprar – somos internacionalmente conhecidos por isso. A dica é aproveitar realmente a viagem, comer como os locais comem, entender a cultura, a gastronomia e os costumes deles.

Escolha um destino mais barato

Mesmo que você já tenha comprado suas passagens para uma grande metrópole, avalie se não é mais barato se hospedar em uma pequena cidade vizinha. Assim você aproveita a viagem, porém gastando menos.

Se ainda não escolheu o destino para sua viagem de final de ano, pode obter aqueles que no momento oferecem um custo mais baixo. Viajar pela América do Sul ou por países menos concorridos da Europa é uma opção.

 

Gostou das dicas para economizar na viagem de final de ano? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito