Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Documentos perdidos são alvo fácil de fraudes

A- A+

Como você cuida dos seus documentos? Anda com todos eles na carteira, levando-os a todos os lugares que frequenta? Ou os mantêm em local seguro, utilizando apenas quando necessário? É bom fazer esses questionamentos, pois documentos perdidos podem ser motivo de muito transtorno.

Cresce número de crimes com documentos perdidos

Conforme dados do Serasa Experian, os crimes com documentos perdidos só aumentam. As fraudes conhecidas como roubo de identidade chegaram a 162.854 somente no mês de abril desse ano, o que representa um crescimento de 4% sobre o mês anterior.

Fraudes mais comuns com documentos perdidos

De acordo com as estatísticas do Serasa Experian, as fraudes mais comuns realizadas com documentos perdidos ou roubados são abertura de contas em banco, compra de bens e serviços ou financiamento de veículos.

seudinheiro-documentos-perdidos

Bolsa e carteira devem ser cuidados com uma observação extra a sua volta. Foto: iStock, by Getty Images

O maior problema, conforme alerta a instituição, é que o cidadão lesado só fica sabendo quando tenta fazer uma compra de maior valor ou quando é acionado judicialmente por falta de pagamento do bem. Atualmente, a cada 15,9 segundos, ocorre uma tentativa de fraude no País.

Proteja seus documentos

Para evitar ter seus documentos perdidos, é bom tomar algumas precauções.

Na carteira

A primeira medida é não manter a carteira recheada de documentos. Eles valem muito, principalmente na mão de fraudadores. Portanto, o ideal é fazer uma cópia de um documento com foto, como a carteira de identidade, e levá-la com você em situações em que não precisará de um documento original.

Diferente do que se falava na época do regime militar, atualmente não há lei que obrigue o cidadão a andar com seus documentos originais, exceto no exercício de profissão ou atividade. Uma exemplo é a atividade de dirigir, que exige a Carteira Nacional de Habilitação.

Ainda assim, a maioria das pessoas não gosta de sair por aí sem documento. Portanto, o ideal é eleger o documento mais útil para você e levá-lo apenas quando necessário, fazendo uma cópia para utilizar no dia a dia.

Procure também não deixá-lo muito exposto quando estiver em lugares públicos, evitando os olhares maldosos de fraudadores em busca de novas vítimas. Em muitos lugares, há quadrilhas especializadas em roubo de documentos.

Na internet

Você alguma vez já pensou que pode ter seus documentos perdidos também na internet? O que os hackers fazem é roubar mesmo, mas muitas vezes isso só acontece porque você os deixou visíveis na web.

Algumas medidas simples podem dar mais segurança a qualquer processo que você faça pela web. Uma dica é, sempre que for sair de uma área logada (daquelas que você acessa com senha) é clicar no botão sair para encerrar a operação.

Evite também abrir e-mails com anexos desconhecidos, pois muitas vezes são programas para captar senhas que estejam salvas em seu computador. E, claro, mantenha seu antivírus sempre atualizado.

Monitore seu CPF

Para você ficar sabendo de todas as movimentações que ocorrem com seu CPF, o Vivo Alerta CPF é uma ferramenta útil. Ela é viabilizada por uma parceria entre a Vivo e o Serasa Experian e envia alertas de SMS sempre que seu nome for consultado ou alterado, além de dicas para evitar fraudes.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de documentos perdidos? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças