Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dívidas com cartão de crédito: como se livrar delas

A- A+

Se você não é exatamente um modelo de controle de gastos e disciplina ao comprar, mais cedo ou mais tarde, pode ser apresentado às dívidas com cartão de crédito. Por isso, a melhor dica é se prevenir e estar preparado. Ao conhecer mais sobre essa importante ferramenta de pagamento e fazer o uso consciente dela, você evitar dissabores ao receber a fatura.

Conversando sobre dívidas com cartão de crédito

Quem faz uso consciente da ferramenta dificilmente terá problemas com dívidas. Foto: iStock, Getty Images

Dívidas com cartão de crédito: a origem

Entender como as dúvidas com cartão de crédito são construídas, é fácil. Tudo começa pelo não pagamento do boleto, o que gera uma multa. Assim como ocorre com a opção pelo pagamento do valor mínimo, os juros hoje estão acima de 12% ao mês, conforme explica o educador financeiro Everton Lopes, do site Sempre Com Dinheiro.

Outro agravante é que o valor em aberto pode ser cobrado judicialmente, caso não haja acordo de parcelamento. “Já quando o cliente quer negociar, não há um padrão de pagamento. Tudo depende da operadora do cartão”, explica Lopes.

A melhor alternativa para evitar problemas com as dívidas com cartão de crédito, segundo o educador, é pagar o valor total da fatura no dia do vencimento.

Para quem concentra as despesas no cartão, outra dica é verificar o melhor dia de compras para usufruir das vantagens. “Mas, é claro, deve comprar somente o que precisa e não só por que está na promoção”, avisa Lopes.

Como evitar dívidas com cartão de crédito

Quem já teve dívidas com cartão de crédito sabe como é difícil de fugir delas. Portanto, vale prestar atenção nestes três aspectos para evitar problemas financeiros:

1. Tenha disciplina

Evitar compras por impulso ainda é uma das maneiras mais eficazes de evitar uma fatura maior que sua capacidade de pagar. À exceção daqueles que concentram valores maiores no cartão (como o supermercado e o combustível, por exemplo), poucos estão preparados para altos valores.

Isso não significa que você não possa fazer compras, mas é importante conhecer seu orçamento e saber quanto pode gastar. Além disso, é interessante fazer um controle de quanto já foi gasto, com o valor preliminar da sua fatura.

2. Conheça os números

Verifique na sua fatura o Custo Efetivo Total (CET) das operações com o cartão e informe-se sobre a multa e juros por atraso. Quando se tem uma noção ampla sobre o sistema de cobrança, é mais fácil colocar um “freio” até mesmo nos compulsivos.

Lembre-se que, ao pagar apenas o valor mínimo da fatura, o que ficou para trás será cobrado no mês seguinte com juros (e soma-se a ele o valor da próxima fatura). Essa opção é como uma linha de crédito: a quantia devida é paga pelo credor à operadora do cartão, mas você paga com o chamado juros rotativo – também conhecido como juro sobre juro. É uma forma de não ser negativado, mas o custo é altíssimo.

3. Negocie

Se você já se endividou, é preciso montar uma estratégia para sair dessa situação. A melhor forma é procurar o credor e renegociar a dívida. Quando o caso é terceirizado para as assessorias de cobrança, o leque de opções é maior. Geralmente, é possível parcelar o valor devido.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para vencer as dívidas com cartão de crédito? Comente e compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label