Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dívida com banco? Veja como se livrar dessa situação

A- A+

A falta de controle financeiro somada às facilidades de crédito oferecidas pelas instituições bancárias forma a combinação ideal para o cliente menos organizado contrair dívida com banco.

“Sem educação financeira, as pessoas não sabem a importância do dinheiro e as formas corretas de utilizá-lo, então, ficam a um passo das dívidas. Isso acontece com a maior parte da população, pois nem os pais e nem as escolas ensinam isso para as crianças e adolescentes”, comenta Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

divida-no-banco

Organização financeira evita dívidas acumuladas. Foto: iStock, by Getty Images

 Para sair da dívida com banco

Se você está com dificuldades financeiras e a dívida com banco não para de crescer, confira algumas dicas elaboradas pelo Procon para sair da situação:

1)   Liste todas as suas despesas, desde contas de água, luz, cartões, entre outras, e verifique quais são as suas dívidas.

2)   Corte supérfluos e reduza despesas que você pode ficar sem por um período de tempo. Faça as contas e veja qual a disponibilidade para pagamento.

3)  Troque dívidas caras por dívidas mais baratas. Por exemplo: Se os juros do cheque especial são de 12% ao mês, é mais viável contrair um empréstimo com juros de 5% ao mês e quitar a conta com o banco.

4)   Negocie diretamente com os credores o mais breve possível.

5)   Economize nas pequenas despesas e cultive bons hábitos: saia de casa com o dinheiro “contado”.

6)  Conheça seus direitos: verifique se o que está sendo cobrado, mesmo previsto em contrato, é legalmente permitido (encargos, multa, correção monetária, tarifas, outras despesas).

info nome sujo

Atenção ao renegociar

Antes de sentar com o representante do banco para renegociar uma dívida, o cliente deve estar preparado. Ir ao balcão sem uma ideia mínima do que é possível fazer é o primeiro passo para adiar a solução do problema.

Sendo assim, é importante apresentar propostas que caibam na sua situação financeira e não fechar negócio sem uma boa reflexão sobre os números.

Evite novas dívidas

Solucionada a questão no banco, é importante o cliente tomar a lição para não repetir os mesmos erros.

“Buscar ferramentas de crédito fácil, como empréstimos, crediários, financiamentos, limite do cheque especial ou pagar o mínimo de cartão de crédito são formas de endividamento. O mercado oferece milhares de produtos de fácil acesso, contudo, os juros cobrados fazem com que a inadimplência se torne alta. A solução é evitar esses meios”, comenta Domingos.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para dívida com banco? Deixe seu comentário.

quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado