Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Diversão e preservação: como planejar uma viagem consciente

A- A+

Você adora viajar e também se preocupa com a sustentabilidade? Então, tem dois bons motivos para redobrar os cuidados nas férias. Se quer saber como planejar uma viagem consciente – uma espécie de passeio amigo do meio ambiente – algumas dicas podem ser bastante úteis.

Já conhece o Passaporte Verde?

Se ainda não conhece, precisa conhecer. O Passaporte Verde é um projeto voluntário internacional que já reúne 20 países (incluindo o Brasil) e que indica ao consumidor os estabelecimentos comprometidos com a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Assim, o empreendimento que aderir ao projeto ganha um melhor posicionamento junto ao público que, por sua vez, pode fazer uma viagem de acordo com seus princípios. A adesão à campanha, no entanto, só pode ser realizada por empresas de alimentação e hospedagem.

Jovem levou em consideração informações de como planejar uma viagem

Da mala até a reserva da hospedagem, tudo pode ser pensado com sustentabilidade. Foto: iStock, Getty Images

Como planejar uma viagem ecologicamente correta

Seguindo algumas dicas do Passaporte Verde, é possível ter o máximo em lazer, utilizando o mínimo dos recursos naturais ou ao menos evitando a emissão de poluentes. Confira:

Reservas

Assim que definir o destino, é interessante verificar se a sua hospedagem não está localizada em área de preservação permanente. Evite esses lugares.

Compra de passagens

A compra de passagens é sempre uma corrida pelo melhor preço (e a comparação em sites como o Vivo Compras pode ajudar). A dica é optar por voos diretos, que ajudam a reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Decolagens e aterrissagens dispensam quantidades significativas desses poluentes.

Aprecie a natureza sem moderação

Em seu destino, invista em passeios junto à natureza. Além de função contemplativa, você também incentiva o setor de ecoturismo e serve de exemplo para outras pessoas.

Planeje a logística

Todo turista que se preza prepara um roteiro de viagem, certo? Para os viajantes “verdes”, é interessante se hospedar em local próximo aos passeios – de preferência, onde se possa fazer tudo a pé. É uma forma de economizar e também de evitar o uso de transporte, diminuindo a emissão de poluentes.

Economize nas malas

Quanto menos bagagens, menor a necessidade de ocupar espaço. Para conseguir se virar com pouco, a dica é escolher roupas que combinem entre si. Tecidos que não amassam são o ideal para reduzir o consumo de energia. E não para por aí: reduza o número de eletrônicos na viagem.

Compre no local

Para garantir a sustentabilidade econômica, a dica é não levar de casa nada que se possa comprar no destino. Adquirir artesanato, lanches no supermercado local e até mesmo produtos de higiene ajuda a movimentar a economia daquela região. Ainda mais se der preferência a pequenos estabelecimentos.

Prepare a sua casa

Sim, sua casa também precisa ficar preparada para viagem. O ideal é desconectar todos os aparelhos da tomada (evitando o consumo desnecessário) e consertar eventuais problemas em torneiras, evitando desperdício de água.

Você vai se interessar por:

Viaje com o Vivo Compras

Agora que já sabe como planejar uma viagem mais consciente, que tal economizar na compra da sua passagem aérea? Para isso, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Viu como planejar uma viagem ecológica é fácil? Compartilhe as dicas!

feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador