Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Disciplina com as finanças é fundamental nos preparativos para casamento

A- A+

Quando começam os preparativos para casamento, é normal querer incluir tudo aquilo que se sonhou: as melhores flores, toalhas, lembrancinhas, o buffet e, como se não bastasse, tudo aquilo que se vê de novo na internet já vira item essencial. Mas na hora de somar os valores, o susto é grande.

Você se identificou com essa situação? Isso é normal. Acontece com a maioria dos casais. Para evitar surpresas desagradáveis, a solução organizar os preparativos para casamento com antecedência.

Preparativos para casamento ajudam a driblar gastos

Um dos itens mais importantes para evitar gastos excessivos nos preparativos para casamento é uma planilha financeira organizada. Conforme a organizadora de casamentos Bruna Silvestri, da It Assessoria, até mesmo os gastos menores devem ser inseridos.

seudinheiro-Preparativos-para-casamento

Defina como vão ser feitos os pagamentos e negocie. Foto: iStock, Getty Images

Os preparativos para casamento não se resumem a guardar comprovantes de pagamento. Ter as informações organizadas é fundamental. “São muitos os fornecedores e, por isso, a planilha ajuda a acompanhar tudo o que foi gasto e aquilo que ainda vai acontecer”, avalia a empresária.

Você vai se interessar por:
Saiba como economizar dinheiro com festa de casamento
Sem imprevistos: Aprenda como organizar um casamento

Fluxo de caixa faz parte dos preparativos para casamento

Definir o fluxo de caixa também ajuda a não se apertar durante um período. “Defina como vão ser feitos os pagamentos (parcelado ou a vista) e a partir daí negocie com os fornecedores”, ensina Bruna.

A organizadora de casamentos explica que, mesmo nos pagamentos à vista, os noivos sempre são orientados de que o ideal é não pagar tudo antes do casamento. “Trabalhe sempre com um sinal ou então segure algumas parcelas para depois”, destaca.

A especialista acredita que a principal dica para manter o controle do orçamento é não ser levado pela emoção. “Muitos noivos acabam se empolgando nas reuniões com os fornecedores e acabam contratando mais do que o previsto na planilha orçamentaria”, revela. “Sendo assim, é melhor levar a proposta para casa e pensar com calma se realmente vale a pena. O negócio pode ser fechado na segunda reunião”, assinala.

Orçamento x número de convidados

O principal erro dos noivos é a relação entre o orçamento e o número de convidados. “Muitos casais definem o quanto querem gastar considerando uma lista para ‘X’ convidados. Entretanto, no decorrer dos preparativos para casamento a lista aumenta e, consequentemente, aquele valor inicial vai subir”, explica. Para evitar isso, o melhor é que os noivos resolvam, com seus familiares, o número real de pessoas a serem convidadas.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria