Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quando dinheiro vivo é vantagem na hora de comprar?

A- A+

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil, mas exige cuidados ao ser utilizado. Por conta da facilidade em parcelar e utilizar o seu limite, muitos esquecem como o pagamento com dinheiro vivo também pode ser vantajoso ao realizar compras.

Quando pagar em dinheiro

Usar dinheiro vivo aumenta o poder de negociação. Além disso, quando temos uma nota em mãos, as compras por impulso diminuem substancialmente, afirma o educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeiro familiar. Por isso, a indicação é usar essa forma de pagamento sempre que possível.

Quando o cliente deseja pagar à vista, a maioria das lojas oferecem descontos que podem ser vantajosos. Se a maior dificuldade é ter esse dinheiro disponível, a solução é economizar sempre que for necessário comprar algo que exija uma quantia maior do que aquela que a sua conta permite. Desse modo, fica mais fácil manter as contas em dia. Afinal de contas, você só gasta a quantia que possui.

dinheiro

A principal vantagem de pagar com dinheiro vivo é a possibilidade de conseguir descontos maiores. Foto: iStock, Getty Images

Dinheiro x cartão de crédito

Mas sair na rua com grandes quantias de dinheiro pode ser uma alternativa perigosa, que influencia na hora de optar pelo cartão de crédito, mais prático e seguro. O problema começa quando ele é entendido como uma renda adicional, que permite que você gaste além do saldo disponível no banco.

Para quem não consegue manter o controle sobre o consumo e sempre gasta mais do que pode, são duas as principais dicas. A primeira delas é iniciar um planejamento financeiro, que permita manter o equilíbrio do orçamento e fazer com que as dívidas se encaixem na renda da família, sem excessos. Se você não abre mão da segurança do cartão, o segundo passo pode ser transformá-lo em uma opção apenas de débito.

“Como toda ferramenta de pagamento, o cuidado deve ser com o hábito de compra e com o controle financeiro realizado. O dinheiro é um recurso que deve ser administrado com respeito, atenção e muito diálogo”, adverte o educador financeiro Conrado Navarro.

Se o objetivo é movimentar o dinheiro da forma mais simples e menos custosa, ele indica ainda que o ideal é ter um cartão recarregável, modalidade cada vez mais comum. A vantagem principal é oferecer aos usuários a possibilidade de gerenciar seu dinheiro de um modo seguro, através de um cartão, mas sem precisar ter conta em banco, e com gastos que não podem ultrapassar o total que foi depositado.

Conta corrente sem complicação

Uma opção de cartão recarregável é o Vivo Zuum, uma conta pré-paga que funciona a partir do seu celular. Com ele você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre dinheiro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria