Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dinheiro curto? Confira 4 dicas de especialistas para economizar

A- A+

Gastar menos do que o orçamento permite e conseguir poupar ao menos um pouco é um desafio diário para a grande maioria dos brasileiros, especialmente em época de crise e de dinheiro curto.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que apenas 9% dos brasileiros conseguiram poupar alguma quantia no mês – dados relativos a junho.

O estudo ainda identificou que 40% dos entrevistados não tiveram sobra alguma de dinheiro no final do mês, e outros 32% relataram que não conseguiram economizar nada e ainda ficaram devendo.

Dinheiro curto obriga mulher a economizar.

Ao planejar finanças, é possível reduzir despesas, eliminar o desperdício e economizar. Foto: Shutterstock

Drible o dinheiro curto e fique no azul

Apesar do cenário desfavorável, essa época de dinheiro curto pode funcionar como incentivo para otimizar suas despesas familiares e pessoais. De acordo com o educador financeiro Rodrigo Marroni, a crise econômica brasileira é a oportunidade ideal para quem deseja colocar a “casa em ordem”.

Também o período de turbulência pode servir de ensinamento se superado com inteligência, pois, quando a situação econômica do país estiver estabilizada, você poderá administrar suas finanças com mais facilidade.

Confira quatro recomendações de especialistas para superar o dinheiro curto e economizar.

1. Adote o planejamento financeiro

Para o educador financeiro Silvio Bianchi, essa é a melhor maneira de lidar com o dinheiro curto. Segundo ele, assim, você saberá como priorizar seus objetivos, como controlar seus sonhos e suas despesas.

Com planejamento financeiro, é possível reduzir o supérfluo, eliminar o desperdício e economizar essa quantia para realizar seus sonhos.

2. Anote suas despesas e receitas

Outra dica importante é anotar todo o dinheiro que entra e que sai durante o mês. A melhor maneira para ter esse controle é por meio de uma planilha de gastos.

Assim, você pode colocar na ponta do lápis quanto ganha líquido e para onde esse recurso vai. Fazer um orçamento mensal é fundamental para ter um panorama completo da sua situação financeira.

3. Envolva todo mundo na economia

Na hora de inverter a lógica e fazer o salário sobrar assim que o mês acabar, é importante envolver todo a família na causa. Procure conversar com seus filhos sobre as despesas mensais e analise outras ideias sobre como fazer para conter ou reduzir custos com energia elétrica, água e gás, por exemplo.

4. Economize no que for possível

A economia é bem-vinda em qualquer segmento. Por isso, na hora de ir ao supermercado, faça a lista de compras e controle os seus estoques na despensa. Respeite o pedacinho de papel e se detenha somente a ele. Se puder, deixe as crianças em casa, compare preços e compre produtos equivalentes mais baratos.

Antes de comprar qualquer mercadoria, questione-se: quero ou preciso disso? Se não precisar, melhor não comprar.

Essas são apenas algumas indicações que lhe ajudarão a organizar seu orçamento e reduzir despesas. Se seguir esse planejamento à risca, você deve ter sucesso no desafio e chegará ao final do mês, se não com uma boa poupança, ao menos livre do mal do dinheiro curto.

Você vai se interessar por:

Saiba como fazer dinheiro render durante todo o mês

Descubra como economizar dinheiro ganhando pouco

Veja 8 dicas para aproveitar a vida com pouco dinheiro

CPF protegido, nome limpo

Em tempos de dinheiro curto, é preciso ter cuidado para não se endividar. Se você convive constantemente com essa dor de cabeça, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado