Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dinheiro Brasileiro: aplicativo ajuda a reconhecer autenticidade

A- A+

Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil analisar as notas de real recebidas para identificar se elas não contêm traços suspeitos. Assim aparecem as oportunidades de quem quer repassar uma cédula falsa de valor alto. Para ajudar na verificação da autenticidade das notas, o Banco Central criou um aplicativo para celular, chamado Dinheiro Brasileiro. Veja abaixo como ele funciona.

Confira autenticidade com o app Dinheiro Brasileiro

Desde a origem da circulação do dinheiro, muita coisa mudou. Moedas cunhadas a ouro, prata, títulos, cédulas, cartões e agora dinheiro virtual. Mas ainda há notas de papel circulando, e é preciso abrir o olho para a sua autenticidade. Pensando nisso, o Banco Central criou o aplicativo Dinheiro Brasileiro.

Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, o aplicativo possibilita o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros. Em época de férias e Olimpíadas, a ferramenta se torna especialmente útil para comerciantes. O recurso está disponível em português, inglês e espanhol.

Homem usando o aplicativo dinheiro brasileiro.

App Dinheiro Brasileiro ajuda a reconhecer autenticidade das notas. Foto: iStock, Getty Images

O app oferece informações sobre os dispositivos de segurança do dinheiro brasileiro. Posicionando o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo vai identificar a nota comparando a imagem. A seguir, irá mostrar o que é preciso observar em relação aos elementos de segurança.

É preciso lembrar que com o aplicativo é possível conhecer melhor as cédulas brasileiras e aprender a identificar os variados itens de segurança existentes nas duas famílias de cédulas do Real. Mas o próprio Banco Central adverte que ele não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

Mesmo assim, a utilização é válida e bastante fácil. A análise comparativa é feita utilizando

a câmera do smartphone, que reconhece até as cédulas amassadas, ou selecionando um exemplo na galeria de cédulas.

Você vai se interessar por:

Itens de segurança no dinheiro brasileiro

Basta acessar a localização e a descrição individual do item de segurança para ver suas características: marca-d’água, fio de segurança, faixa holográfica, alto-relevo, número escondido, imagem latente, registro coincidente, elementos fluorescentes, quebra-cabeça e número que muda de cor.

O número escondido, por exemplo, que tem o valor da nota, torna-se visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, exposta a bastante luz. A marca-d’água mostra o valor da nota e a imagem do animal, e o alto-relevo deve ser percebido pelo tato em diversas áreas das cédulas.

Embora não seja um detector de notas falsas, o aplicativo é útil para sanar dúvidas corriqueiras, especialmente para quem lida com dinheiro constantemente. Por isso, é indicado para comerciantes e para qualquer pessoa que se sinta exposta a riscos ou esteja em dúvida sobre a autenticidade das cédulas.

 

E aí, gostou das dicas para usar o app Dinheiro Brasileiro? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar celular top de linha
smartphone com maior tela
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
tablets ou smartphones
Modelo de celular simples e barato