Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Diferentes etapas da vida exigem um tipo de organização financeira

A- A+

Nossas metas, objetivos e sonhos não são imutáveis e vão se adequando e se transformando ao longo do percurso. O que almejamos aos 20 não é o mesmo desejado aos 30. O que queremos aos 40 é diferente do que pretendemos fazer aos 50. Mas economizar com objetivo de poupar ou investir é um exercício que deve ser praticado em todas as etapas da vida.

Diante das constantes e naturais mudanças nas várias etapas da vida, uma coisa não muda: nossas finanças precisam estar organizadas, despesas e rendimentos devem ser equilibrados e pensar no futuro é sempre uma necessidade.

As finanças precisam estar em dia em todas as etapas da vida.

Em qualquer idade, não deixe que os gastos ultrapassem 30% da renda familiar. Foto: iStock, Getty Images

Finanças organizadas em todas as etapas da vida

Confira nas dicas a seguir como gerir melhor o seu dinheiro em três etapas da vida: entre os 20 e 30 anos, entre os 40 e os 50 anos e durante a aposentadoria.

Economizar aos 20 e 30 anos

Vivemos de modo diferente durante cada etapa da vida. Quando se é jovem, enfrentamos a instabilidade profissional e os gastos ainda são poucos.

Em meados dos 30 anos, os gastos aumentam porque queremos mais conforto e começamos a constituir uma família. Em seguida, é hora de aproveitar uma maior estabilidade financeira e profissional e já começar a pensar na aposentadoria. De modo geral, esse é o ciclo de vida financeira de uma pessoa.

Independente da idade e da etapa da vida, segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, temos que nos planejar financeiramente. “A educação financeira deve começar já na infância”, acredita. “Ela vai ensinar as crianças que o dinheiro serve para realizar sonhos e que não se compra mais do que se pode pagar”, acrescenta.

Educados financeiramente ou não, no início da casa dos 20 anos é que a maioria das pessoas começa a assumir responsabilidades em relação ao dinheiro. Procurar emprego, sair da casa dos pais e começar a pagar as primeiras contas pessoais (roupas, conta de telefone celular e dinheiro para diversão) são algumas das preocupações dessa etapa.

Nessa fase, o jovem pode aproveitar para tentar economizar ao máximo e começar a fazer pequenos investimentos, aconselha Domingos.

Já quem ainda mora com os pais, sugere o educador financeiro, pode destinar uma boa parte da renda para investimentos. “É importante também que o jovem já comece a pensar na aposentadoria. Quanto mais tempo uma pessoa investe e poupa, mais tranquila será seu futuro”, avalia.

Economizar aos 30 e 40 anos

Já inseridos no mercado de trabalho e com uma renda maior, as preocupações agora são outras: montar uma família, comprar a casa própria e trocar de carro são algumas delas.

Mas gastos com filhos, planos de saúde e financiamentos são maiores. “A recomendação, no entanto, é a mesma: não deixe que seus gastos ultrapassem 30% da renda familiar e continue reservando dinheiro para a aposentadoria”, aconselha Domingos.

Segundo o educador financeiro, além de um plano normal de aposentadoria, é fundamental que a pessoa mantenha também outras aplicações a longo prazo. “É importante diversificar, mas também deve-se diminuir a exposição aos riscos para evitar prejuízos mais difíceis de serem revertidos nesse período da vida”, afirma.

A aposentadoria

Nessa fase de vida, o trabalho ficou para trás e os filhos já estão criados, mas nunca deixamos de gastar. Com o avançar da idade, despesas com saúde e medicamentos são a principal preocupação dos idosos.”Quem soube poupar ao longo da vida, agora pode viver de forma mais confortável e sem aperto”, destaca Domingos.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Além de estar com suas finanças protegidas em todas as etapas da vida, manter a segurança da sua família é essencial. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E você, como planeja as suas etapas da vida? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais