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Dicionário Vivo Seu Dinheiro

Este é um dicionário com definições rápidas e diretas sobre os termos mais comuns do universo das finanças pessoais.

Reunimos verbetes importantes para quem se interessa por educação financeira, tema cada vez mais decisivo no cotidiano dos brasileiros.

Associado a cada termo deste Dicionário Vivo Seu Dinheiro, você encontra indicações de artigos com dicas e informações práticas sobre como zelar pelo bem do seu bolso. Você pode navegar por esta seção como um glossário, acessando as listas de verbetes, letra por letra, em ordem alfabética. Ou, se preferir, pesquisar por meio do mecanismo de busca interna, para tirar dúvidas sobre seu dinheiro.

Bons estudos.

Ações

Correspondem a uma parte do capital (ou seja, do valor) da empresa, equivalem a uma parcela de propriedade. Assim, ao comprar ações você não está emprestando dinheiro para a empresa e, sim, se tornando coproprietário dela.

Ações ordinárias

As ações ordinárias concedem aos acionistas poder de voto nas assembleias deliberativas da companhia.

Ações preferenciais

As ações preferenciais oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Não há direito ao voto.

After Market

Pregão eletrônico noturno, após o fim do pregão regular da bolsa de valores. É caracterizado por operações à vista.

Agências reguladoras

Fazem, de certo modo, o papel da concorrência onde ela não existe. Uma empresa de energia elétrica ou uma companhia de metrô não tem concorrentes diretos. Não há mercado suficiente para duas delas. É o que às vezes se [...]

Ágio

Denomina-se ágio quando um título vendido no mercado tem um preço maior que o estabelecido na sua emissão ou compra.

Amortização

É o pagamento do valor emprestado, em partes ou no todo.

Análise de despesas

Processo que consiste em levantar as despesas e em seguida estudá-las para verificar se o dinheiro está realmente sendo gasto com o que se pretendia gastá-lo.

Análise do ambiente do negócio

Existem dois ambientes, o externo e o interno. No externo estão os clientes, os concorrentes, inovações tecnológicas, leis e normas, fatores culturais e geográficos etc. No ambiente interno estão os recursos humanos, tecnológicos e financeiros da empresa, seus valores [...]