Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas e aprenda como planejar um casamento na praia

A- A+

Já pensou em ter o mar e a areia branca como cenário para o seu casamento? Em um país com mais de 7 mil quilômetros de extensão litorânea, essa ideia pode se tornar realidade, até mesmo para quem não vive a melhor fase do ponto de vista financeiro. Mas é preciso saber como planejar um casamento e ter atenção a cada detalhe, desde o clima até o dress code, para evitar todo o tipo de contratempo.

como-planejar-um-casamento

Praia oferece cenário perfeito para um casamento marcado pelo romantismo. Foto: Shutterstock

Como planejar um casamento na praia

Optar pela natureza como cenário para um evento de grande porte, apesar de ser uma escolha visualmente bonita, pode ter alguns pontos contrários, como o clima. Ao pensar em como planejar um casamento, é importante escolher um período do ano em que as chuvas, os ventos ou o calor excessivo não se transformem em um empecilho para o conforto dos noivos e dos convidados.

“A minha opinião é que a melhor época para realizar um casamento no litoral é na primavera. Entre os meses de setembro e novembro, a temperatura está agradável e não há tanta possibilidade de chuvas”, avalia a gerente de eventos Rose Pavani. Segundo ela, os meses entre dezembro e fevereiro não são aconselháveis em razão das costumeiras altas temperaturas.

Ainda que o período escolhido seja de tempo firme, uma das dicas de como planejar um casamento sem falhas é ter um plano B. “O plano B contra a chuva é o principal. O mais prejudicado é o momento da cerimônia, pois, na maioria das vezes, o local da festa já é coberto e, caso não seja, as tendas e coberturas já são inclusas no projeto todo”, aconselha Welington Ferreira, diretor da Numinis Assessoria de Eventos.

como-planejar-um-casamento

É importante que a estrutura montada proteja de uma possível chuva. Foto: Shutterstock

Também é importante pensar no número de convidados. Ferreira alega que os ambientes praianos não possuem estrutura para comportar muitas pessoas. “Aconselho até 100 convidados, pois o casal terá que providenciar um hotel, quiosque, restaurantes à beira-mar ou até mesmo uma casa de praia que ofereça estrutura para realização deste tipo de evento”, explica.

Para Rose, é importante pensar em um jeito de levar os convidados até a praia ou de hospedá-los, caso eles não sejam da cidade onde o casamento será realizado. “Os noivos devem bancar o transporte e a hospedagem de alguns de seus convidados, como pais, avós ou padrinhos. Se não forem pagar, é bacana que consigam preços especiais em hotéis e pousadas”, aconselha.

Além disso, é preciso lembrar que, se a praia escolhida for pública, é preciso pedir autorização para a prefeitura. “É imprescindível que os noivos solicitem junto à Secretaria da Fazenda Municipal a licença para utilizar o espaço. É preciso comparecer à prefeitura da cidade e apresentar uma cópia do RG e CPF, um croqui da área onde será realizada a união, além de informações básicas, como data e horário do evento”, cita Ferreira.

Você vai se interessar por:

Disciplina com as finanças é fundamental nos preparativos para casamento

3 tipos de festas de casamento para você escolher

Saiba como economizar dinheiro com festa de casamento

O que vestir em uma cerimônia na praia

Quando os noivos começam as buscas de informações para entender como planejar um casamento na praia, o ponto central costuma ser os trajes de ambos e também dos convidados. “O social sem gravata, como calça, camisa e blazer para ele. A noiva deve evitar brilhos e salto agulha, além do uso de véus longos, principalmente se ventar bastante na praia”, indica Rose.

como-planejar-um-casamento

Figurino dos noivos foge do tradicional em uma cerimônia realizada à beira-mar. Foto: Shutterstock

Os convidados podem usar trajes de tecidos mais leves, optando por vestidos curtos para mulheres e bermudas com coletes para os homens, indicam os especialistas. De qualquer forma, o dress code deve ser informado no convite para que não haja confusões e que ninguém se sinta constrangido com a escolha da roupa.

Quanto à decoração, Ferreira sugere dar destaque ao visual da praia. “Prefira um projeto de decoração mais clean e que abuse do branco tanto na cerimonia quanto na festa. Utilize tipos de flores e arranjos que resistem melhor a mormaço e clima abafado”, explica o diretor de eventos, que ainda estima o valor de um casamento como esse entre R$ 45 mil e R$ 60 mil.

 

Gostou das dicas de como planejar um casamento? Compartilhe!

Um belo cenário para viajar para casar
Problemas financeiros afetam o casamento
Casal decide entre fazer festa de casamento ou viajar
Aprendendo como economizar no jantar de casamento
Novo celular chinês
prendendo como economizar na festa de noivado