Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 3 dicas práticas para poupar dinheiro

A- A+

Você ganha um salário médio, tem certa estabilidade na empresa e mesmo assim nunca consegue economizar dinheiro no fim do mês? Neste post, reunimos 3 dicas práticas para poupar dinheiro que vão facilitar muito a sua vida.

3 dicas práticas para poupar dinheiro

Confira abaixo dicas práticas para poupar dinheiro que podem mudar o futuro de sua vida financeira:

1. Anote seus gastos

Parece fácil e simples. E é! Mas requer uma certa disciplina e a certeza de que essa pequena atitude fará uma grande diferença no fim do mês. Sabe por quê? Porque boa parte das pessoas não sabe para onde vai o próprio dinheiro. A maioria acaba se perdendo nas parcelas, nas compras pequenas, nos gastos diários e, no fim das contas, o salário que entra é o salário que sai.

Só que essa situação é perigosa: se você não tiver um colchão financeira, será muito difícil lidar com imprevistos, como uma demissão, ainda mais em um cenário de instabilidade econômica no Brasil. Por isso, não interessa qual meio usar: anote cada compra. No Vivo Seu Dinheiro, estão disponíveis planilhas que vão ajudar você a manter esse controle.

Guardar dinheiro e economizar é uma boa forma de nunca faltar.

Primeiro passo para guardar dinheiro é anotar gastos. Foto: iStock, Getty Images

2. Defina onde cortar

Depois de anotar seus gastos diariamente durante um mês, você já terá uma boa noção de como está a sua situação financeira. Em que tipo de conta você gasta mais? É com o aluguel? Com o supermercado? Ou será com roupas, parcelas de compras, clubes de assinatura? Defina para si mesmo quais são as suas prioridades, o que é essencial de verdade, e experimente cortar o resto.

No início, qualquer redução gera desconforto, porque é provável que você já esteja acostumado com o padrão de vida atual. Mas você vai perceber, depois de alguns meses, que essa pequena dor por cortar excessos vai resultar em um excedente de dinheiro que trará muitos benefícios para o médio e longo prazo. Quem sabe agora você possa investir seu dinheiro de forma inteligente?

3. Não deixe o dinheiro parado

Você diagnosticou suas finanças, tomou medidas de corte de gastos e conseguiu, pela primeira vez, poupar algum dinheiro. Excelente! Mas agora vem uma outra parte da história: fazer o dinheiro trabalhar para você. Já pensou nisso? Se você mantiver o dinheiro na gaveta de casa, verá com o tempo que a inflação se encarrega de corroer o poder de compra.

Na prática, é assim: aqueles R$ 2 mil que neste momento compram um bom notebook daqui a cinco anos não vão servir nem para um laptop bem mais modesto. Por quê? Mesmo que a inflação se encaminhe a partir dos próximos meses para o centro da meta, como o Banco Central prevê, ainda teremos um déficit de 4,5% ao ano no poder de compra.

Ou seja, a cada ano que passa, aqueles R$ 2 mil compram, em média, 4,5% menos. Isso considerando que o Banco Central controle com rigor os juros e o governo consiga aprovar medidas para enxugar os custos do estado. Se isso não acontecer, a inflação pode ser bem maior do que o desejado.

Por isso, você precisa investir seu dinheiro. Mesmo que seja pouco, não o deixe parado na conta. Há inúmeras opções de renda fixa que têm grande liquidez, como títulos do Tesouro Direto. Nunca ouviu falar? Vale a pena considerar essa opção.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E aí, gostou das dicas práticas para poupar dinheiro e investir no seu futuro? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como conversar sobre dinheiro com o namorado