Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para um chá de panela econômico e cheio de estilo

A- A+

Você está guardando todas as economias para a festa de casamento, mas quer fazer um chá de panela inesquecível? Ok, não tem como fazer uma festa super luxuosa sem gastar uma quantia considerável. Mas é possível, sim, promover um ótimo evento com pouco dinheiro e muita criatividade.

Amigas em um chá de panela

A criatividade é o melhor ingrediente para realizar um chá de panela econômico. Foto: iStock, Getty Images

Planeje o chá de panela

Orçamento

O primeiro passo para não se exceder nos valores é saber quanto pode gastar. Defina um orçamento e trabalhe com ele. Fazer uma planilha para listar os itens e seus respectivos valores ajuda bastante a se manter dentro do limite.

Decoração

A alma de qualquer chá de cozinha é sempre a decoração – pois define a personalidade, os anseios e os desejos dos noivos. Mas não é preciso gastar muito em materiais que serão utilizados apenas uma vez.

Um estilo que está em alta e que é super econômico é o shabby chic – aquele que lembra a casa da vovó, como nos filmes americanos em que as festas são realizadas no quintal. Ele traz bastante materiais naturais, como caixotes de madeira – que são baratos e fáceis de conseguir.

Um dos charmes desse estilo decorativo são os varais com fotos, que são lindos e baratíssimos da fazer. Para compor o restante da decoração, pode-se usar juta, que também é um tecido econômico. Algumas flores ou elementos coloridos finalizam a parte visual.

E não esqueça que as louças da sua mãe ou avó podem dar um toque especial. Bules, xícaras e outros acessórios podem servir como vasos de flores. Quer algo mais ousado? Cole balões no teto e pendure uma fita mimosa com uma foto. O efeito é bonito e não custa quase nada.

Comidas e bebidas

A comida é sempre um dos principais atrativos da festa. Mas nem por isso precisa ser cara. Aquele empadão de forno que só a sua mãe sabe fazer, o cupcake da sua melhor amiga e outros pratos preparados em casa podem ser tão saborosos quanto os quitutes da padaria. Outra dica é optar pelo modo self service. Assim, você economiza com o serviço de garçom.

Espaço

A maioria das noivas sonha em alugar um espaço perfeito, com tudo que têm direito. Mas se o seu orçamento não permitir algo desse tipo, o salão de festas do prédio pode atender a demanda. Não tem salão? Que tal fazer em um espaço público? Muitas noivas já estão aderindo à onda de fazer a festinha em parques e praças, estilo piquenique.

Ainda que não seja o formato mais glamouroso, é uma forma pra lá de descontraída de reunir as amigas, comer, confraternizar – e além de tudo sai de graça.

Lembrancinhas

É sempre bom levar para casa algo que lembre os bons momentos do evento. Nesse caso, o estilo Do it Yourself (faça você mesmo) ajuda muito a poupar algum dinheiro. Lembranças comestíveis (cupcakes, chocolates, biscoitos) costumam ter melhor preço.

Quer algo mais original? Que tal uma muda de amor-perfeito? O nome da flor, sem dúvida, combina muito com a ocasião.

Você vai se interessar por:

Mais economia ao seu alcance

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para economizar no chá de panela? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria