Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para negociar o preço do imóvel

A- A+

A última década foi de crescimento para o mercado imobiliário. Mas, de acordo com os dados do Índice FipeZap, o período atual é de retração. Comparando o crescimento do setor com a elevação projetada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a queda registrada soma 4,94% no ano e deixa o preço do imóvel mais barato no país.

Como negociar o preço do imóvel

Ter paciência e ser um bom ouvinte. Essas são as duas principais dicas de Luiz Dias, coach e CEO da Allanis Networks. Afinal, o momento exige calma para avaliar todas as informações repassadas e entender como elas podem ser utilizadas por você.

Sempre que possível, busque tratar da compra diretamente com o proprietário. Afinal, é ele quem pode autorizar reduções no preço inicial ou mesmo melhorar as condições para pagar o valor pedido.

“Planeje a negociação, nunca feche o negócio no primeiro encontro. Por mais atrativa que a oferta possa parecer, fechar negócio de primeira pode levar a outra parte a se questionar se aquele foi mesmo um bom acordo”, lembra ainda Dias.

Com os números iniciais em mãos, você tem tempo para calcular taxas, avaliar o dinheiro disponível, as condições de pagamento e organizar uma contraproposta. Não esqueça também de avaliar o imóvel e anotar os pequenos detalhes que podem se tornar um problema mais tarde ou exigirem uma reforma. Com tudo anotado, fica mais fácil convencer o vendedor a oferecer um desconto.

Prefira negociar a compra do imóvel diretamente com o proprietário. Foto: iStock, Getty Images

Prefira negociar a compra do imóvel diretamente com o proprietário. Foto: iStock, Getty Images

Preço do imóvel depende da entrada

Quando você possui um volume maior de dinheiro para dar entrada no pagamento do imóvel, as suas chances de conseguir mais descontos aumenta. Mas tudo depende, é claro, do cenário que o mercado oferece. Em alguns casos, o valor oferecido como diminuição é menor do que aquele que você conseguiria se deixasse o dinheiro aplicado em um investimento.

Se a alternativa for aplicar a quantia, a dica de Nelson Frederico de Sousa, professor de finanças do Ibmec-RJ é avaliar quais são os prazos disponíveis e o valor necessário para chegar ao seu objetivo. Enquanto algumas modalidades funcionam melhor a longo prazo, outras podem trazer bons rendimentos em um tempo mais curto.

Preserve o seu patrimônio

Depois de comprar o seu imóvel, também é importante garantir que ele esteja seguro. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para conseguir o melhor preço do imóvel? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena