Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para manter o equilíbrio entre corpo e mente

A- A+

Buscar o equilíbrio entre as saúdes física e psicológica é um processo que depende da realização de uma série de atividades e do cuidado com pequenos detalhes da vida cotidiana. Manter uma situação de estabilidade entre corpo e mente é uma maneira de facilitar a realização de projetos, a prática de novas ideias e o bem estar consigo mesmo.

Corpo e mente: cuidados com você

A sua disposição física e a sua tranquilidade mental têm ligações diretas entre si, sem contar da importância que possuem na realização das atividades diárias. Quanto mais tranquilo e bem resolvido você estiver do ponto de vista psicológico, mais disposto estará para realizar as atividades cotidianas e vice-versa.

Você vai se interessar por:
Veja ideias de esporte ao ar livre para praticar
Meditação pode reduzir danos causados à saúde pelo endividamento
Viver bem precisa estar entre suas prioridades financeiras

Por isso, o trabalho de cuidar de corpo e mente está interligado. A prática de exercícios físicos, por exemplo, é muito importante na construção de uma personalidade mais equilibrada e plena. Segundo o bioquímico Sérgio Gregório da Silva, o exercício físico libera um hormônio chamado endorfina, que causa ao cérebro as sensações de bem estar e relaxamento.

seudinheiro-Corpo-e-Mente

Quanto mais tranquilo e bem resolvido mais disposto você estará no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Mas também é importante pensar em atividades prazerosas. Para a psicóloga Liliana Scheliga, a atividade escolhida precisa causar o desligamento mental dos problemas que afligem a pessoa no cotidiano. A yoga, por exemplo, é uma atividade de corpo e mente, já que promove o alongamento físico e a meditação para o relaxamento mental.

Outra técnica física pode ser o cuidado com a sua alimentação. Quando você ingere quantidades muito altas de gordura ou açúcares, seu corpo pode ficar viciado, o que deixa as pessoas mais dispersas. Por outro lado, alimentos muito pesados causam sonolência e não são bem aproveitados pelo corpo. Quanto mais natural o seu cardápio, mais saudável você será.

Corpo e mente: finanças podem influenciar

Fatores de influência na relação entre corpo e mente é o que não falta. A vida financeira, quando não está estabilizada, pode fazer com que esse equilíbrio se perca. O medo de perder o emprego ou de ficar sem condições de sustentar a sua família pode inclusive desencadear doenças, como a depressão e a síndrome do pânico.

Garantir a estabilidade financeira e um suporte para situações de emergência, mantem a relação corpo e mente mais equilibrada. Fazer um pé de meia, por exemplo, pode ser a solução. “Uma reserva pode garantir a sustentabilidade financeira futura. Além disto, uma reserva financeira permite que as pessoas façam melhores escolhas de vida”, diz o coach financeiro Farney Moreira.

Podendo fazer melhores escolhas, você não corre o risco de ter de abrir mão da sua qualidade de vida e do seu conforto. Mas também não precisa se agarrar às primeiras oportunidades que surgem. Se estiver desempregado, por exemplo, pode escolher com mais calma qual a vaga que se encaixa melhor ao seu perfil e que supre suas expectativas e necessidades.

Farney Moreira dá as dicas de como criar um pé de meia razoável para que as situações contrárias não sejam desesperadoras. “O primeiro passo é acumular o equivalente a pelo menos 12 meses de despesas mensais. Este valor lhe garantirá a segurança de manter sua vida financeira por pelo menos 12 meses caso algum imprevisto aconteça, como a perda de emprego. Depois de alcançar este valor, a segunda meta é conquistar independência”, indica o coach.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado
Aprendendo como transferir licença do Office