Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para ter uma horta de temperos em espaços pequenos

A- A+

Em tempos de preços elevados na feira, que tal cultivar legumes e verduras em casa? Esqueça a ideia de que para ter uma horta de temperos é preciso morar em uma residência com um grande espaço livre. Na sacada de apartamentos ou até mesmo em uma área iluminada da cozinha, é possível plantar hortaliças que ajudam tanto na decoração quanto na economia.

Descubra como, com pequenos ajustes no ambiente e cuidados diários, você pode ter à mão especiarias fresquinhas para realçar o sabor dos seus pratos.

horta-de-temperos

Dê preferência para especiarias mais utilizadas no seu dia a dia. Fotos: Shutterstock

Horta de temperos é alternativa para economizar

Você reclama dos altos preços dos alimentos no supermercado? Ter uma horta de temperos pode gerar algum alívio para o seu bolso. O engenheiro agrônomo Douglas Harada, da Fundação Mokiti Okada, que incentiva a prática de horta caseira, sustenta que a economia é relativa, pois depende do espaço e conhecimento da pessoa.

“É possível ter desde alguns pequenos vasos com temperos até mesmo suprir as necessidades diárias de saladas nas refeições”, garante Harada. “Além do lado financeiro, há outros benefícios indiretos, pois também pode servir como terapia”, acrescenta.

Se o seu espaço disponível para a horta de temperos é pequeno, o melhor é plantar as especiarias que são mais utilizadas na culinária diária. “Os mais comuns são salsa, cebolinha, manjericão, sálvia, alecrim, orégano, pimenta”, indica Harada. “Esse tipo de cultura também é de fácil manuseio”, diz.

4 ideias para montar sua horta de temperos

Vasos de flores reaproveitados

Sabe aquelas flores que você compra em vasos de plástico para enfeitar sua casa? Quando elas morrem, é possível reaproveitar o vaso e utilizá-lo na sua horta de temperos. Se tiver paciência, pode retirar as raízes da planta e utilizar até mesmo a terra.

horta-de-temperos

Calhas de PVC

As calhas ou outros tipos de canos de PVC também podem ser utilizadas como vasos. Nesse caso, basta cortá-las ao meio ou abrir pequenos buracos para que as plantas cresçam. O mais interessante é que elas podem ser acomodadas de forma vertical, ocupando espaço apenas na parede. Para drenar a água, basta colocar uma camada de argila expandida e pedras no fundo.

Você vai se interessar por:

Veja como economizar com a horta caseira

Como fazer uma composteira caseira e economizar

Casa ecológica e autosuficiente pode ser bom negócio

Caixas de feira

As tradicionais caixas de feira, em madeira, também servem como ótimos canteiros. É preciso forrar com um tecido de malha (uma camiseta velha, por exemplo) e colocar uma camada de argila expandida e pedrinhas antes de cobrir com terra.

horta-de-temperos

Garrafas pet

O princípio de uso das garrafas pet na horta de temperos é o mesmo das calhas de PVC. Podem ser usadas cortadas ao meio, como pequenas floreiras. Outra alternativa é retirar tampas e fundos e encaixar diversas garrafas, formando um cilindro maior, com furos para as plantas crescerem.

 

Gostou das dicas para montar a sua horta de temperos? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria