Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para encontrar as melhores taxas para crédito consignado

A- A+

O crédito consignado é aquele cujas parcelas são descontadas diretamente do salário do tomador. Em virtude de trazer um menor risco para a instituição que concede o empréstimo, as taxas para crédito consignado costumam ser bem menores do que as praticadas pelo mercado em outros tipos de crédito.

Além dos juros menores, o crédito consignado costuma trazer outras vantagens ao consumidor: ausência de cobrança de taxas antecipadas, extensão nos prazos de pagamentos e a não exigência de comprovação de finalidade para o uso do dinheiro.

Mas onde encontrar as melhores taxas para crédito consignado? A resposta está em um levantamento realizado pelo Banco Central.

seudinheiro-taxas-para-credito-consignado

O Banco ABC Brasil é o campeão das taxas do crédito consignado. Foto: iStock, by Getty Images

Levantamento das melhores taxas para crédito consignado

De  maneira geral, os bancos públicos trazem as melhores taxas para crédito consignado. Mas, de acordo com um levantamento realizado periodicamente pelo Banco Central, essas taxas vão variar dependendo do tipo de crédito pessoal: consignado INSS, consignado privado e consignado público.

O crédito consignado INSS libera empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS. Nesse caso, as melhores taxas do crédito consignado são do Bancoob, com taxas de juros de 1,78% ao mês e 23,62% ao ano, segundo o levantamento do BC realizado no mês de maio.

A Caixa Econômica Federal aparece em oitavo lugar na lista do BC, com taxas de juros de 2,03% ao mês e 27,26% ao ano. O Banco do Brasil ocupa a 23ª colocação, com juros de 2,13% ao mês e 28,77% ao ano. De 36 instituições pesquisados, o Banco Bradesco Financiamentos S/A aparece como o que pratica maiores taxas: 2,19% ao mês e 29,62% ao ano.

O crédito consignado público beneficia servidores públicos. O Banco Alfa possui a melhor taxa nessa categoria: 1,62% ao mês e 21,33% ao ano. A Caixa aparece em quarto lugar na lista (1,74% ao mês e 22,99% ao ano). O Banco do Brasil ocupa a 16a posição, com taxas de juros de 1,88% e 25%, respectivamente. A Portocred Finaneira é a última do ranking, (38a.) com juros de 5,34% ao mês e 86,65% ao ano.

Taxas de crédito consignado para setor privado

Para a maioria que não é aposentado, pensionista ou do setor público, o levantamento do BC traz 47 instituições que oferecem crédito consignado privado.

O Banco ABC Brasil é o campeão das taxas do crédito consignado nessa categoria: 1,21% ao mês e 15,57% ao ano. A Caixa ocupa a 14a. colocação no ranking, com juros de 2,40% ao mês e 32,97% ao ano. O Banco do Brasil cobra juros de 2,54% ao mês e 35,08% ao ano, ocupando a 20a posição da lista de melhores taxas.

Com juros de 6,11% ao mês e 103,68% ao ano, a BIORC Financeira ocupa 47a posição no ranking, sendo a instituição menos indicada para se pedir um empréstimo consignado.

Antes de solicitar qualquer empréstimo, o consumidor precisa estar atento às taxas de juros. Pesquisar é a melhor forma de conseguir empréstimos a juros mais baixos. Além do levantamento do Banco Central, é indicado que o consumidor entre no site de bancos e financeiras para checar possíveis atualizações das taxas de juros.

Gostou das dicas de taxas para crédito consignado ? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças