Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para controlar as contas e manter o nome limpo na praça

A- A+

Ter o nome limpo é um bem precioso. Sem dívidas acumuladas, o consumidor tem acesso fácil ao crédito e pode realizar seus sonhos de consumo sem aperreio, ficando longe das listas dos serviços de proteção ao crédito.

Mas, apesar de todos os economistas recomendarem que os consumidores devem fugir das dívidas, manter o nome limpo nem sempre é uma tarefa fácil. Qualquer pequeno descuido ou atraso em um pagamento podem virar sinônimo de cadastro no SPC ou Serasa.

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes de Lojas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que mais de 54 milhões de brasileiros estão inadimplentes com contas atrasadas. O número equivale a 37,5% da população economicamente ativa entre 18 e 95 anos.

seudinheiro-Nome-limpo

Planejar as finanças é a melhor forma de manter os gastos em dia. Foto: iStock, Getty Images

Educação financeira ajuda a manter o nome limpo

Para o educador financeira Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), os brasileiros não conhecem a importância do dinheiro e as formas corretas de utilizá-lo. “Eles ficam assim a um passo das dívidas”, lamenta. “As pessoas não sabem para onde vai o dinheiro que recebem e não possuem controle. O descontrole financeiro não acontece nos grandes gastos, mas sim nos pequenos”, revela.

Segundo Domingos, um passo importante para manter o nome limpo e longe de dívidas é mesmo o planejamento. “Faça um bom planejamento, anotando todos os compromissos financeiros existentes no momento”, recomenda. “O consumidor deve anotar, inclusive, os pequenos gastos do dia a dia. Eles podem ter uma grande participação no orçamento ao serem somados no final do mês”.

Manter o nome limpo na praça é sinônimo de finanças controladas. Para isso, o consumidor deve cortar despesas. “Fuja dos gastos desnecessários, centralizando o dinheiro apenas no que for essencial”, acredita o educador financeiro.

Você vai se interessar por:
No SPC ou Serasa? Veja dicas para limpar seu nome
CPF suspenso x nome sujo: o que fazer em cada situação

Outra prática que gera descontrole financeiro é o parcelamento de compras. Consumir sabiamente implica assumir apenas compromissos financeiros que cabem no orçamento da família. “Ao parcelar as compras, as pessoas não percebem que já estão se endividando”, avalia Domingos. “Para piorar, muitas vezes, o consumidor esquece de colocar esses valores no orçamento, o que pode comprometer seriamente as finanças”.

Facilidade de crédito é inimiga do nome limpo

Reinaldo Domingos ainda chama a atenção para os milhares de produtos de crédito e seu fácil acesso. O educador financeiro destaca, no entanto, que, na maioria das vezes, os juros cobrados são abusivos, o que aumenta as taxas de inadimplência de quem não os utiliza de forma consciente.

“Empréstimos, crediários, financiamentos, limite do cheque especial e crédito rotativo do cartão são inimigos do nome limpo”, aponta. “A solução é evitar esses meios ou usá-los de modo comedido.

Outras dicas preciosas para manter o nome limpo são: nunca “emprestar” nome para terceiros, nem permitir que outra pessoa use seu cartão de crédito; e assinar contratos como fiador só em caso de total confiança no contratante.

Se todos esse passos falharem e o consumidor deixar o orçamento fugir do seu controle, a orientação é renegociar as dívidas o mais rápido possível.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de nome limpo? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças