Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para acertar no cálculo de comida e bebida para festa

A- A+

Aniversário de década, formatura e casamento costumam ser momentos marcantes da vida. Celebrar essas etapas com familiares e amigos faz parte da alegria de estar vivo. Sem exageros financeiros, é possível promover um evento simples e que agrade seu público. Para começar, a dica é aprender o cálculo de comida e bebida para a festa.

Cálculo de comida e bebida

Para servir bebidas na festa, pode ser preciso contabilizar o gasto com garçons. Foto: iStock, Getty Images

Cálculo de comida e bebida para festa

O bolso apertado não impede ninguém de festejar suas conquistas e vitórias. Anote aí alguns fatores que você precisa decidir antes de fazer qualquer tipo de conta. Não desista da ideia da festa sem ter uma noção mais aproximada dos gastos.

Determine qual será o tempo de duração do evento, pois esse quesito impacta em todos os serviços, especialmente no cálculo de comida e bebida.

Se tiver coquetel (um garçom para cada 15 convidados), os convidados terão menos fome na hora do prato principal, seja jantar ou almoço.

Esse detalhe faz muita diferença no orçamento total. O item mais caro é justamente o buffet (um garçom para cada 12 pessoas). Na modalidade À francesa, se contrata um garçom por mesa – o que é bem mais caro.

Agora, liste seus convidados. Contabilize o número de mulheres, de homens e de crianças e adolescentes. Menores de cinco anos podem ficar de fora. Já adolescentes, por vezes, comem mais que os adultos, enquanto homens comem mais do que as mulheres.

Salgadinhos e doces

O cálculo de salgadinhos para festa varia conforme o prato principal que será servido no evento. Nas ocasiões em que há almoço ou jantar, conte de cinco a oito salgadinhos por pessoa. Se você for servir apenas um prato quente, estime o consumo de 12 unidades por pessoa.

Anote outras regras básicas para a comida:

  • 150 gramas por pessoa para massa com acompanhamento, ou 200 gramas se não houver acompanhamento
  • 120 gramas por pessoa para frutas e vegetais
  • 200 gramas por convidado adulto no consumo de carnes e peixes
  • 300 gramas de carne por indivíduo se fizer um churrasco
  • 50 gramas de arroz por pessoa para acompanhar

A sobremesa entra no cálculo também. Ofereça de cinco a seis docinhos e 100 gramas de bolo por pessoa se houver outros tipos de doces. Reduza para 60 gramas se houver buffet de sobremesas, pois quase a metade dos convidados não escolhe o bolo.

Sorvete cai bem também, principalmente entre as crianças. Quantas têm na sua lista? Uma bola de 150 gramas por convidado é suficiente para servir com o bolo.

Já em casamentos, se contabiliza três bem-casados por adulto.

Bebidas com e sem álcool

Para as bebidas, siga a proporção de manter um garçom responsável por seis mesas. Calcule uma garrafa de vinho tinto para cada quatro pessoas quando houver almoço ou jantar e apenas uma para dois convidados durante o coquetel. Já um litro de uísque é consumido por 10 pessoas.

Servindo cerveja e refrigerante, além de água, estime uma garrafa da bebida alcoólica (600ml) por convidado. Tendo vinho, a proporção cai para uma cerveja para cada quatro adultos. Com uísque junto, apenas uma cerveja para seis pessoas.

Cada convidado consome, em média, 400ml de refrigerante se houver outras bebidas e 600ml caso seja a única, além de água. Calcule 200ml de água mineral por indivíduo, inclusive as crianças. Para o coquetel de frutas, aposte em uma garrafa de 750ml para cada 25 convidados.

Vai brindar com champanhe? Calcule assim: uma garrafa para cada oito pessoas. Se a bebida for oferecida durante a festa, conte uma garrafa para cada dois adultos.

Pronto. Agora você já sabe como fazer cálculo de comida e bebida para o seu evento. Parta para os orçamentos e boa festa!

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu a fazer o cálculo de comida e bebida? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria