Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas e truques para fazer a bateria de notebook durar mais tempo

A- A+

Dos grandes e pesados desktops até os portáteis tablets ou smartphones, os computadores percorreram um longo caminho. Foram muitas transformações para atingir a realidade que se vive hoje. Mas ainda assim, nem sempre a bateria de notebook, netbook ou tablet é capaz de suportar todas as atividades que você precisa realizar sem exigir a conexão à uma fonte de energia.

Bateria de notebook: como estender

Segundo a Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo – conforme os rankings das consultorias Gartner e IDC – a bateria de notebook dura aproximadamente cinco horas nos primeiros dias de uso moderado. Isso significa conexão a uma rede Wi-Fi e mais dois aplicativos abertos no computador, como o Word, por exemplo.

Na página oficial da marca na internet, a Dell dá soluções para estender a duração da bateria de notebook e que podem funcionar não apenas para os aparelhos da empresa. A primeira delas é o carregamento. É considerado importante manter o computador carregando durante, pelo menos, 12 horas antes de desconectá-lo da fonte de energia.

seudinheiro-Bateria-de-Notebook

A cada dois meses, é preciso limpar os contatos com álcool e deixar a bateria secar. Foto: iStock, Getty Images

A empresa também indica a ativação do sistema de bateria otimizada. Essa opção fica disponível no painel de controle do aparelho. Nessa seção, você pode regular as configurações de iluminação, ítem que consome boa parte da bateria de notebook. A Dell indica a redução do tempo de inatividade antes de o computador entrar em modo de espera.

No mesmo espaço, você também pode ativar o modo de Economia de Energia. Também relacionado à iluminação, esse tipo de operação reduz a iluminação da tela para 50%, conforme a Dell. A luz fica em uma condição que permite a leitura, mas não tão brilhante quanto o modo de alta performance, que utilização 100% da iluminação.

Você vai se interessar por:
Notebook x desktop: qual é o computador mais adequado para você?
Conheça e compare 3 modelos de notebook da Apple
Do básico ao avançado: compare 4 modelos de notebooks

A Dell também indica o desligamento dos acessórios que não estão sendo utilizados quando a bateria de notebook estiver se aproximando do fim. Desative a rede de Wireless, por exemplo. Reprodução de áudio também pode ser desativada. Se ela for necessária, opte por músicas do próprio computador e não de serviços de streaming.

Bateria de notebook: como tornar durável

Mas você não deve cuidar da sua bateria apenas com planos emergenciais. A Dell também indica que você tome cuidados a longo prazo para garantir a durabilidade de funcionamento do notebook. Verificar a sua memória RAM é uma das dicas. Quanto mais RAM, menos bateria do seu computador será consumida.

A remoção de bateria também pode ser realizada. Esse tipo de abertura do aparelho facilita a limpeza dos contatos e condutores. Segundo a Dell, a limpeza dos condutores de metal garante que a transferência de energia da bateria de notebook para o próprio computador seja a melhor possível. A cada 2 meses, é preciso limpar os contatos com álcool e deixar a bateria secar.

Uma desfragmentação no disco rígido também pode ser realizada no mesmo período. Essa é a “dica de ouro” da Dell e garante que o sistema funcione da forma mais eficiente possível, gastando menos tempo na procura de arquivos e, logo, utilizando menos da bateria de notebook.

Gostou das dicas de bateria de notebook? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
oscilações da Bolsa de Valores
trabalhar de babá no exterior
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images