Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas de negociação são válidas até para quem possui boa renda

A- A+

Negociar é uma competência que todos as pessoas, independentemente da área de atuação e da classe social, deveriam conhecer e dominar. Engana-se quem acredita que dicas de negociação só servem para quem está passando por dificuldades financeiras, é de baixa renda, ou para superar momentos de crise da economia.

Apesar do brasileiro estar barganhando mais em função da alta dos preços, segundo estudo recente do Data Popular, esse comportamento está presente em todas as classes sociais, desde a classe A e B até a C e D, dos mais ricos ao mais pobres.

A diferença é que os primeiros costumam ter vergonha de falar que compraram com pechincha, já os segundos contam com orgulho a aquisição feita somente após negociar preço.

A pesquisa também apontou que o Brasil é o líder do ranking latino americano de pechincha. Oito em cada dez consumidores só fecham suas compras após tentar uma negociação.

Dicas de negociação para o aluguel

Antes de acertar o aluguel, é possível argumentar para conseguir bons descontos. Foto: Shutterstock

3 dicas de negociação para produtos e serviços

Comportamento cada vez mais adotado pelos brasileiros, a pechincha, por vezes, é utilizada somente para algumas compras maiores, como veículos, por exemplo. No entanto, não precisa ser necessariamente assim. Veja três dicas para adotar no seu dia a dia:

Cartão de crédito

Já tentou negociar a anuidade do seu cartão de crédito com a sua operadora? A dica é contatar a administradora, mostrar que você é um bom cliente, mas que está tendo dificuldades de fazer pagamentos com a taxa atual. É fundamental ser gentil, mas não deixar de lado a firmeza.

Aluguel

Na hora de procurar uma nova sala para alugar para o seu escritório, por exemplo, as dicas de negociação pode ser úteis também. Normalmente, o mercado imobiliário cobra um valor a mais pelo aluguel mensal, algo entre R$ 100 ou R$ 150. Assim, você tem essa margem para negociar.

A dica é argumentar dizendo que gostou muito local, mas que ele está um pouco mais caro que os outros que observou mais cedo.

Eletrodomésticos

Outro segmento que vale a pena negociar é o de eletrodomésticos. Faça uma pesquisa, pode ser online, e encontre o melhor preço. Com essa informação em mãos, se dirija à loja. Dificilmente, ela deixará de cobrir a oferta e perder o cliente.

Outra opção é procurar por mercadorias que tenham algum dano mínimo e não funcional, como uma simples embalagem rasgada. Assim, você pode conseguir descontos significativos.

Você vai se interessar por:

Dicas para negociar o preço do imóvel

É possível negociar anuidade grátis do cartão?

Como negociar um bem alienado

Como aplicar as dicas de negociação

Comportamento cada vez mais adota pelos brasileiros, a pechincha precisa agradar a todos interessados, para que realmente funcione. Segundo o educador financeiro Rodrigo Marroni, esse é o principal erro de quem segue dicas de negociação.

“Vejo que, no geral, as pessoas erram quando pensam que em uma negociação precisa ter apenas um vencedor. Uma boa negociação é quando os dois lados saem felizes”, diz.

Segundo Marroni, uma das principais dicas de negociação que é preciso seguir é saber distinguir o que realmente precisamos do produto/serviço que se pretende adquirir e o que é secundário. Desse modo, saberemos o que é “luxo” e o que é necessidade.

Para fazer essa distinção, é preciso:

  1. Saber exatamente o que precisa.
  2. Saber o quanto pode pagar.
  3. Saber qual o valor real do serviço ou produto (não pague somente pela marca ou atendimento).
  4. Negociar o desconto à vista, sempre.
  5. Ver a possibilidade de aumentar o tempo do contrato em caso de serviço para ter mais desconto e adquirir outro produto junto.

Fácil, não é? Seguindo essas dicas de negociação, a possibilidade de você aproveitar as oportunidades aumenta. Agora, quer saber se é bom mesmo em negociação? Faça nosso teste e confira.

 

Que tal colocar em prática as dicas de negociação? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico