Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça atitudes de quem conquistou sucesso na vida e se inspire

A- A+

O desejo pelo sucesso na vida está presente na personalidade humana. A cada novo projeto iniciado, quando alguém completa mais um aniversário ou toma uma decisão importante, é costume desejar esse voto. Mas o que significa ter êxito e quais são as atitudes esperadas para atingir esse estágio? Se você ainda é jovem e com muitas metas pela frente, saiba que a hora de investir nesse desafio é agora.

A busca pelo sucesso na vida

Ao longo da vida, as pessoas constroem uma série de relações. Seja com outras pessoas, com o seu emprego, com determinadas atitudes, com alguns ambientes ou com quaisquer outros itens que componham a sua história e a sua rotina. Essas relações são geralmente divididas entre pessoais e profissionais, diversões e deveres.

Para a psicóloga e consultora de Recursos Humanos da Thomas Case & Associados, Fernanda Rocha, especialista em gestão de pessoas e carreiras, o equilíbrio entre os dois âmbitos pode ser considerado sucesso na vida. “É um equilíbrio entre sua satisfação pessoal, que envolve família, amigos, sentimentos, e sua carreira profissional, ou seja, as posições na empresa, responsabilidades, cargos, remuneração”, explica.

seudinheiro-Sucesso-na-vida

O caminho para atingir uma posição bem sucedida na vida exige esforço. Foto: iStock, Getty Images

Uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão Accenture ouviu de um grupo de mulheres – de 33 países diferentes – a definição sobre o que é ter sucesso. Para 25% delas, a conquista desse patamar de realização é sinônimo de felicidade, enquanto 18% acreditam que manter-se saudável e ter uma vida estável representa o êxito.

E elas estão certas. Segundo Fernanda, sucesso e felicidade estão fortemente interligados, seja na esfera pessoal ou na profissional. “A felicidade de ter uma família, filhos e amigos está ligada ao sucesso da construção disso. Assim como a felicidade de uma bonificação, um incremento salarial e até mesmo uma reputação profissional está ligada ao sucesso e a construção de uma carreira”, afirma a psicóloga.

Como agir para ter sucesso na vida

Mas não se atinge o sucesso na vida por acaso. As pessoas que alcançam o que desejam precisam tomar determinadas atitudes, assumir as posturas adequadas diante das situações e definir quais são os seus objetivos para o futuro próximo. Para Fernanda, o caminho para atingir uma posição bem sucedida exige esforço.

A psicóloga diz que existem características que compõem o perfil de quem busca com afinco o sucesso na vida. “Em primeiro lugar, a humildade de reconhecer o árduo caminho até o sucesso”, define.

Você vai se interessar por:

Motivação profissional: Reconhecimento contribui para o sucesso

5 dicas para alcançar o sucesso na carreira

Ela afirma ainda que as pessoas que são bem sucedidas servem de exemplo para as outras. Por isso, saber reconhecer o esforço que se teve para atingir essa posição é importante. “Arrogância e prepotência são armadilhas comuns que fazem com que essas pessoas desmoronem em seus próprios erros”, explica.

Fernanda ainda faz um alerta: o foco nos problemas não é uma atitude de quem tem sucesso. “Pessoas de equilíbrio social focam na resolução de seus problemas”, afirma.

Por fim, ela aconselha que, para alcançar esses momentos de sucesso, é preciso fugir das armadilhas de procrastinação ou de valorizar o que é negativo. “Pensamentos positivos atraem coisas boas. Trabalhe e viva de forma harmoniosa e saiba separar os problemas profissionais dos momentos familiares. O mesmo conselho deve pautar sua vida profissional. Não deixe problemas na empresa entrarem no seu lar”, finaliza.

 

Gostou das dicas para ter sucesso na vida? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Nome sujo impede contratação
Avaliando a antecipação do 13º salário nas férias