Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como manter a satisfação no trabalho em meio às dificuldades do dia a dia?

A- A+

O psicólogo Edwin Locke diz que satisfação no trabalho é a relação entre o que um indivíduo espera do seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. O problema é que nem sempre essa relação é positiva. A rotina, o excesso de compromissos e cobranças – tanto no ambiente profissional, quanto nas relações pessoais – podem acabar desmotivando você.

Como manter a satisfação no trabalho

Assim como é possível encontrar profissionais que estão completamente satisfeitos com os cargos que exercem, existem outros que, mesmo trabalhando na mesma empresa, no mesmo cargo, não conseguem sentir-se à vontade no ambiente. Mas o que diferencia essas pessoas? Quantos trabalhadores realmente sentem satisfação no trabalho?

O Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente investigou trabalhadores brasileiros e constatou que os níveis de insatisfação profissional no Brasil são elevados: 70% dos funcionários não sentem satisfação no trabalho que exercem e gostariam de trocar de função, cargo ou empresa. Dessa parcela, 68% se sentem vítimas de chefes injustos e 65% exerce a atividade somente em função da remuneração, sem prazer.

seudinheiro-Satisfacao-no-Trabalho

Satisfação no trabalho passa pela boa relação com os colegas. Foto: iStock, by Getty Images

Para escapar desse perfil de insatisfação, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é a criação de relações no ambiente de trabalho. Um estudo publicado no jornal científico Happiness Studies mostra que os fatores mais determinantes para a satisfação no trabalho são as relações com colegas e supervisores, além da segurança e da variedade de tarefas.

Traçar metas, expectativas e esclarecer objetivos também pode ajudar. É importante saber para onde se quer seguir e onde deseja chegar. Se você estabelecer o que é que deseja alcançar, pode ter mais facilidade para chegar a essa situação.

Você vai se interessar por:
Veja dicas para pedir aumento de salário
5 dicas para alcançar o sucesso na carreira

Boa parte das mudanças necessárias para se atingir um nível de satisfação no trabalho dependem de você. Não enxergar a remuneração financeira como o motivo da sua motivação e sim como um objetivo dela também pode ser uma atitude interessante. Quanto mais você desejar receber, mais provável é que você trabalhe com vontade.

Satisfação no trabalho: além do expediente

Mas também não é saudável que você seja feliz apenas no trabalho. A sua realização profissional também passa pelo quanto você está satisfeito com aquilo que faz fora da empresa. Você gosta do seu corpo? Se sente bem na sua casa? Realiza atividades que distraem a mente e lhe fazem relaxar durante o seu tempo livre? Talvez elas sejam as chaves para você se sentir realizado.

Pratique exercícios físicos antes de ir ao trabalho. A movimentação corporal estimula a liberação de hormônios como endorfina e serotonina, que garantem mais relaxamento e disposição. Além de cuidar da saúde e ficar mais disposto de maneira geral, você também pode ficar mais relaxado e otimista para começar o dia de trabalho.

Evite comer demais nos horários de intervalo. A sensação de fadiga e de cansaço depois de refeições muito pesadas pode afetar o seu rendimento. Faça alguma atividade que lhe dê prazer todos os dias. Se não for o seu trabalho, pode ser a leitura de algum livro, assistir um filme ou cozinhar. Estimular o cérebro com atividades que você gosta pode ser muito válido.

Gostou das dicas de satisfação no trabalho? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
descontro de empréstimo consignado
compra consciente