Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

A- A+

Até mesmo quem está inadimplente sabe: a falta de planejamento no orçamento pessoal é a principal causa da dificuldade no pagamento das contas do mês. Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 48% dos consumidores inadimplentes ou ex-devedores apontam que essa é a razão para o não pagamento das contas. Se você se encaixa nesse perfil e as dívidas estão tirando o seu sono, saiba como administrar seu dinheiro para sair do vermelho.

Como administrar seu dinheiro para sair do vermelho

O primeiro passo para administrar seu dinheiro é levantar todas as informações financeiras da família e fazer um diagnóstico. “É preciso saber para onde o dinheiro está indo. Então, quem é assalariado, deve, durante 30 dias, anotar todas as suas despesas. Quem é autônomo, pode fazer durante 90 dias, para ter uma média”, afirma a educadora financeira Lorena Milaneze.

É uma tarefa simples, que pode ser feita com um pequeno bloco de papel, que cabe na bolsa. Durante esse período, em cada folha, deve-se colocar uma despesa (água, luz, telefone, mesada do filho e dívidas, por exemplo). Conforme a educadora, ao isolar cada despesa, consegue-se saber para onde o dinheiro está indo e, principalmente, detectar onde está o desperdício.

seudinheiro-Como-administrar-seu-dinheiro

Anotar todas as suas despesas é uma boa forma de controle. Foto: iStock, Getty Images

“Desta forma, pode-se montar uma planilha de planejamento e saber o que precisa ser melhorado no orçamento, e ver exatamente quais são as dívidas e definir prioridades e combater os supérfluos. Depois disso, é a hora de negociar as dívidas. Se mesmo assim elas não couberem no orçamento, devemos guardar dinheiro para quitá-las”, explica.

Baixe uma planilha de controle de despesas e planeje seu orçamento

Existem também outras alternativas de como administrar seu dinheiro para tentar vencer as dívidas. O educador financeiro Everton Lopes, do site Sempre com Dinheiro, aconselha primeiro a vender um bem. Se isso não for possível, pedir emprestado a parentes e, em último caso, fazer um empréstimo ao banco.

“Consolide as dívidas, contraindo uma dívida com taxas inferiores a que você possui. Mas tome cuidado, pois a prestação tem que caber no orçamento e poder ser honrada” explica.

Sonhos devem entrar no orçamento

Para Lorena Milaneze, é preciso definir três tipos de sonhos: de curto, médio e longo prazo. Ao saber quanto cada um vai custar e em quanto tempo eles vão se realizar, pode se planejá-los e inseri-los no orçamento antes de pagar qualquer despesa.

“Com isso, os sonhos serão priorizados. E depois, só será preciso olhar para o restante das nossas despesas e adequá-las ao padrão de vida”, finaliza.

Gostou das dicas de como administrar seu dinheiro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario