Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dia Nacional do Turismo celebra o que o Brasil tem de melhor

A- A+

Nesta quarta, 2 de março, é lembrado no Brasil o Dia Nacional do Turismo. A data foi estabelecida em reconhecimento a um setor que congrega serviços de hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento.

Embora o calendário já traga a previsão de um dia mundial para celebrar o turismo, comemorado em 27 de setembro, nada mais natural que um país que valoriza tanto esse segmento também faça a sua homenagem.

Por aqui, o mercado turístico fatura cerca de R$ 12 bilhões por ano. O dado, de 2014, é o mais recente divulgado pela  Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). No ano passado, apenas por via área, 94 milhões de passageiros viajaram pelo país, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Dia Nacional do Turismo no Brasil

De Norte a Sul, Brasil oferece ótimas opções turísticas para os mais diversos públicos. Foto: iStock, Getty Images

Celebre o Dia Nacional do Turismo

Quando se fala em turismo, o que vem à memória? Nomes como Fortaleza, Recife, Fernando do Noronha, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Natal e muitas outras, não é mesmo? Mas o que faz de uma cidade um ponto turístico?

A pergunta não é tão fácil de responder. Via de regra, o turismo nasce em função de um atrativo natural, como os rios, o mar, as dunas, as rochas, ou mesmo de intervenções da mão humana, como a arquitetura típica de um lugar, a gastronomia ou opções de lazer.

Qualquer que seja o motivo, não há como negar que o turismo é um grande gerador de emprego e renda para uma região. Além dos empregos diretos – em agências de turismo e na hotelaria – uma região muito movimentada fortalece bastante o comércio, restaurantes, transportes e aluguéis de veículos, entre outros.

Diferentes opções turismo no Brasil

A cada dia que passa, o Brasil vem fortalecendo os mais diversos tipos de turismo. Em outras palavras, vem diversificando seu público e suas maneiras de empreender. Veja algumas opções que vão além dos passeios tradicionais. Quem sabe o Dia Nacional do Turismo não inspira você a planejar sua próxima viagem?

Ecoturismo

Essa modalidade utiliza o turismo de forma sustentável, sem afetar o ecossistema local. Seu principal objetivo é a formação de uma consciência ambiental, por meio da interpretação do ambiente e da promoção do bem-estar das comunidades envolvidas.

Os principais lugares para praticar o ecoturismo no Brasil são as estações ecológicas do Taim, do Itaimbezinho e de Paleorrota (no Rio Grande do Sul), de Bombinhas (Santa Catarina), de Juquitiba, de Socorro e de Brotas (São Paulo) e o Parque Nacional de Superagüi, no Paraná.

Dia Nacional do Turismo no Brasil

Cânions na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm paisagens únicas. Foto: iStock, Getty Images

Turismo de aventura

Este segmento também é voltado à natureza, porém com o objetivo de proporcionar uma dose de adrenalina aos seus adeptos. O turismo de aventura envolve a prática de esportes radicais em locais que têm uma geografia propícia para isso.

É o caso do Abismo de Anhumas, em Bonito (MS), onde se pode praticar rapel em uma descida de 72 metros, além de aproveitar as cachoeiras, trilhas, passeios de bote e observação da fauna aquática em rios de águas cristalinas.

E o que dizer da Península de Maraú (BA)? A região concentra mais de 40 quilômetros de praias quase desertas, que forma inúmeras piscinas naturais na maré baixa. Como se não bastasse, é possível praticar o mergulho noturno com lanternas para observar a rica fauna marinha.

Dia Nacional do Turismo no Brasil

Na maré baixa, as piscinas naturais são um destaque na Península de Maraú. Foto: Fernando Donasci

Enoturismo

Se você gosta mesmo é de uma boa mesa e um bom vinho ou espumante, precisa conhecer o enoturismo. A ideia é visitar as vinícolas para aprender (e degustar) mais sobre a bebida. O Rio Grande do Sul concentra praticamente todas as rotas.

As mais conhecidas estão no Vale dos Vinhedos, nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. Lá, se pode conhecer mais de 30 vinícolas. Mas não se pode ignorar outras cidades serranas, como Gramado, Canela e Feliz, que oferecem ótimos roteiros.

A região da Campanha, mais ao Sul do estado, também conta com ótimas vinícolas nas cidades de Bagé, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Dia Nacional do Turismo no Brasil

Para quem gosta de um bom vinho, uma visita à Serra Gaúcha precisa estar na agenda. Foto: Fernando Dias

Outros tipos de turismo

O documento Mapas Conceituais, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, traz essas e outras definições sobre tipos de turismo no Brasil. Confira:

  • Turismo Social
  • Ecoturismo
  • Turismo Cultural
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Esportes
  • Turismo de Pesca
  • Turismo Náutico
  • Turismo de Aventura
  • Turismo de Sol e Praia
  • Turismo de Negócios e Eventos
  • Turismo Rural
  • Turismo de Saúde.

Você vai se interessar por:

Viaje com o Vivo Compras

Saber mais sobre o Dia Nacional do Turismo aumentou sua vontade de viajar? Que tal então economizar na compra da sua passagem aérea? Para isso, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Gostou das sugestões para o Dia Nacional do Turismo? Compartilhe as dicas!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple