Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dia Nacional do Teatro celebra a cultura e a inclusão

A- A+

O Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro, é uma data reservada para celebrar uma forma de expressão e cultura que envolve atores e plateia em sentimentos que emocionam e fazem rir.

Os preços dos espetáculos, por outro lado, nem sempre permitem uma aproximação grande entre aqueles que estão no palco e quem assiste. Mas com um pouco de pesquisa é possível encontrar opções mais acessíveis para esse lazer.

Homenagem ao Dia Nacional do Teatro

Peças teatrais atraem anualmente multidões de brasileiros. Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil

Dia Nacional do Teatro com preços acessíveis

Para quem deseja aproveitar o Dia Nacional do Teatro e assistir a uma peça, a dica é a mesma válida para todas as épocas do ano: pesquisar diretamente nos sites das casas em que ocorrem as apresentações na sua região.

Também vale estar atento aos anúncios do calendário de apresentações. Na maioria das vezes, é possível encontrar oportunidades com entrada mais barata, de acordo com o lote de venda de ingressos, ou mesmo gratuita.

Para quem ainda estuda, outra alternativa é ter em mãos o Documento do Estudante, carteira que garante 50% de desconto na compra de entradas para o teatro, shows e cinema. Solicitado pela internet, ele é válido em todo o território nacional

Dia Nacional do Teatro Acessível pode virar lei

Mas acessibilidade no mundo do teatro não tem a ver apenas com os preços. Ela também está ligada à inclusão. Justamente para chamar a atenção a essa realidade, foi criada em 2011 a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Diretos”, idealizada pela Escola de Gente.

O objetivo é promover uma reflexão, de modo a se permitir a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou mesmo baixo letramento na vida cultural de suas cidades. Ou seja, abrir as cortinas do teatro de maneira mais inclusiva.

Em 2013, após realização de audiência pública, foi proposto projeto de lei na Câmara dos Deputados. Após aprovada, a proposta tramita agora no Senado Federal, como PLC 124/2014, onde aguarda inclusão na Ordem do Dia para Votação.

Assim que se transformar em lei no Brasil, a comemoração do Dia Nacional do Teatro Acessível respeitará a data já celebrada pelos simpatizantes da causa: 19 de setembro.

Você vai se interessar por:

Veja dicas e compre ingressos para ir ao cinema na internet

Broadway, aí vou eu! Veja dicas para curtir musicais nos EUA

Entenda como funciona o vale-cultura

O que oferece uma peça inclusiva

Mas você sabe o que uma peça inclusiva precisa oferecer? Confira as principais características listadas na campanha:

Acessibilidade física: presença de rampas, elevadores, banheiros adaptados e espaço de circulação para cadeirantes.

Atendimento prioritário: pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (sejam idosos, gestantes ou obesos) devem ter prioridade na fila de atendimento.

Visita guiada ao cenário: meia hora antes do início da peça, pessoas cegas ou com baixa visão devem ser convidadas a subir ao palco e interagir com o cenário, a partir do acompanhamento de um profissional de audiodescrição.

Audiodescrição: essa técnica permite que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam detalhes fundamentais para a peça.

Libras e subtitulação: como nem todas as pessoas surdas entendem libras, também deve ser ofertada a subtitulação, em que o texto é projetado em uma tela.

Estenotipia: técnica de digitação que permite registrar falas simultaneamente.

Materiais em braile e em meio digital: mesmo as imagens devem estar descritas para facilitar a compreensão.

Materiais em letra ampliada: devem estar disponíveis com fonte Arial (ou outra sem serifa) em tamanho 20.

Vídeo acessível: precisa incluir Libras, audiodescrição e legenda.

 

E você, já escolheu a sua peça para o Dia Nacional do Teatro? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria