Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dia do professor 2015: Doodle e outras 5 homenagens ao mestre

A- A+

Dia 15 de outubro de 2015 é comemorado o Dia do Professor no Brasil. A função do educador é uma das mais nobres, já que envolve a formação e ensino de valores, ideias e conceitos a crianças, adolescentes, jovens e adultos — até porque, o aprendizado na vida é contínuo. Diferentemente de outras efemérides, o foco do Dia do professor envolve menos compras de presentes elaborados. O mais comum é a aposta em uma lembrança ou uma homenagem. Para ir além da maçã, separamos 6 ideias para você prestar sua homenagem ao mestre, com carinho. Você ainda vai aprender mais sobre a história da data.

1. Dia do professor: Doodle

versão reduzida do doodle, exibida nas páginas de resultado de buscaSeja o primeiro a mostrar a seu professor a homenagem do Google. No ar desde a noite da véspera, quarta-feira (14/10/2015), o Doodle, brincadeira feita pelo principal motor de buscas da web com seu próprio logotipo, traz uma referência a professores de áreas de exatas, com uma equação sendo solucionada em parceria entre aprendiz e mestre. Há ainda referências à música e às ciências biológicas. O resultado da equação é que x=1, mas faça você as contas.

Reprodução do doodle traz referência a quadro branco com solução de equação de álgebra

Doodle do Dia do Professor homenageia mestres das áreas de exatas, com referências à álgebra e a astrofísica. Foto: Reprodução

Reprodução do doodle de dia do professor

Vídeo do Doodle do Dia do Professor Foto: Reprodução

Como o Google é uma ferramenta global, ele precisa conviver com as diferenças nacionais na comemoração de uma data como o Dia dos Professores. Na página do buscador que reúne todos os Doodles exibidos mundo afora, com uma busca por “teacher’s day” (dia do professor, em inglês), é possível verificar que a mesma ilustração foi usada em dias distintos em cada país (Canadá, Bulgária e Estônia: 5 de outubro; Índia (5 de setembro); Nepal (31 de julho); Bolívia (6 de junho); Malásia: 16 de maio; Coreia do Sul e México: 15 de maio; Porto Rico: 8 de maio).

2. Eleja uma mensagem

Existem inúmeras mensagens poéticas e inspiradoras para homenagear o professor ou a professora. Melhor do que buscar uma frase genérica é encontrar algo relevante e pessoal para sua trajetória. Se você tem em um educador uma referência importante, provavelmente conhece autores ou personalidades significativas para ele. Há desde referências como Paulo Freire e Jean Piaget, para a pedagogia Construtivista, até pensadores de disciplinas específicas. Pesquise citações dessas personalidades. Ou então, tente criar sua própria frase de efeito com menção a essas figuras.

3. Cante uma canção

Esta opção é uma variação da mensagem com citação a autores de referência ao professor. Em sites de letras de música, como Letras.mus.br e Vagalume, você pode pesquisar por letras de canções que digam respeito ao professor. Aos talentosos com a voz ou instrumentos musicais, vale a performance. Mas se faltou tempo para ensaiar uma interpretação digna da homenagem, você sempre pode recorrer a um vídeo no YouTube ou mesmo a um link para ouvir a música em serviços de streaming na Internet.

Quer algumas dicas de canções? Pode ser desde um clássico “Nos Meus Tempos de Criança”, composta em 1956 por Ataúfo Alves, até “Amiga professora”, da versão recente da novela Carrosel. Da “Serenata ao Professor”, de Osvaldo Montenegro, a “Ao Mestre Com Carinho”, gravada em 2002 por Eliane. O importante é agradar o homenageado ou a homenageada.

professora negra segura livros e uma maçã

Professores e professoras do país são homenageadas no dia 15 de outubro, que é feriado escolar. Foto: iStock

4. Facilite, para variar

Esta homenagem depende do nível em que o professor leciona, mas o espírito é um só: facilitar a vida. Para ensino fundamental e médio, é só maneirar na bagunça e levar a aula mais a sério, para variar. Para educação superior ou pós-graduação, pode ser antecipar a entrega de um relatório ou trabalho. Cada estudante sabe onde pode aliviar para o lado do professor, então, capriche.

Confira também

5. Compartilhe seu momento inesquecível

A maioria das pessoas que se dedica à vida docente tem uma paixão por lecionar e pesquisar, buscar materiais e ideias para sempre melhorar suas aulas. Os alunos nem sempre têm dimensão do tamanho desse esforço, mas conhecem um outro lado de toda essa dedicação: aquele momento de epifania em que você foi fisgado pelo professor, em que sua curiosidade foi instigada ou que você percebeu o quanto gosta de determinado tema ou disciplina. Relembre e compartilhe este momento com o professor, especialmente se essa ocasião tiver sido durante uma aula ou uma atividade proposta por ele. Ensinar é bem mais do que repassar informações, mas transmitir o interesse e a vontade de saber.

6. Aposte em um presente

Ok, a gente quis oferecer ideias alternativas a um presente ou lembrança, mas não há nada de tão mal em ceder a essa forma de homenagem. A tal maçã é um clichê que ocupa nosso imaginário por causa de filmes e da literatura, mas você pode ser mais criativo e buscar outras opções. Muito além das frutas, flores e doces, há opções como livros e e-books, ou entradas para shows ou cinema. Aí depende de quanto tempo você tem e de quanto está disposto a bancar.

História do dia do professor no Brasil

No Brasil, 15 de outubro é dedicado aos educadores porque a data é dedicada, pela Igreja Católica, a Santa Teresa D’Ávila, padroeira dos professores. Ela viveu de 1515 a 1582 no então Reino de Castela, atualmente território espanhol. Canonizada em 1622, a freira carmelita é chamada de “Doutora da Igreja”, por sua obra e por seus ensinamentos.

Há uma referência histórica no país, datada de 1827 quando o então Imperador D. Pedro I criou, por decreto, o ensino elementar no Brasil, para levar “escolas de primeiras letras” a todas as cidades. As comemorações à data demoraram a se popularizar. Em 1963, o o Decreto Federal 52.682, em vigor até hoje, definiu o dia como feriado escolar para que fossem realizadas homenagens aos educadores. O artigo 3º da norma define: “Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Em outros países, as homenagens a quem leva a missão de docente acontecem em outras datas. Na Argentina, é em 11 de setembro. Nos Estados Unidos, é a terça-feira da primeira semana completa de maio, considerada a semana do professor. Na Nova Zelândia, a comemoração é em 29 de outubro.

A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Cultura e Educação, fixou em 1994 o dia 5 de outubro como Dia Mundial do Professor. A organização Educação Internacional tem até um site para promover a data, celebrada em pelo menos 22 países do mundo, mas longe de ser popular em locais como o Brasil.

Seja com um simples cumprimento, seja com uma homenagem elaborada, não deixe a data passar batida. Ainda que boa parte das instituições de ensino não tenham atividade no país.

Tem mais ideias de homenagem ao dia do professor? Comente!

 

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico