Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dia do Médico Veterinário homenageia quem cuida bem do seu pet

A- A+

Todos os anos, em setembro, o Brasil celebra o Dia do Médico Veterinário. A data homenageia uma profissão de destaque no país. Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), o país é o segundo maior em número de especialistas, atrás apenas da China.

Conforme o vice-presidente da entidade, Josélio Andrade de Moura, são 150 mil médicos veterinários nas mais diversas especialidades. E o Brasil também possui o maior número de faculdades para a formação de médicos veterinários. “São 200 instituições autorizadas a funcionar e que formam aproximadamente 15 mil profissionais por ano”, afirma Moura.

Dia do Médico Veterinário celebra a profissão em alta no momento.

São 150 mil médicos veterinários nas mais diversas especialidades no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Veterinário, um amigo do seu pet

Se você tem um bicho de estimação em casa, seja gato ou cachorro, ou mesmo outro animal, não está livre de se deparar com algum problema de saúde envolvendo seu amigo. É nessas horas que o apoio técnico do veterinário é mais celebrado.

Outra das razões para comemorar o Dia do Médico Veterinário, lembrado anualmente em 9 de setembro, é econômica: o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de aves, e o terceiro maior exportador de carne suína. A saúde desses animais passa, em parte, pelos cuidados dedicados pelo veterinário.

Segundo Moura, o grande desafio para a Medicina Veterinária é manter o Sistema de Defesa Agropecuária em alto nível e de acordo com a grandeza e importância da pecuária nacional. Além disso, a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal – para garantir a qualidade dos alimentos – também é uma preocupação constante.

Dia do Médico Veterinário: categoria em evidência

Cada vez mais cresce o mercado de animais de estimação, seja pela compra ou adoção de cães e gatos. Não por acaso, no Dia do Médico Veterinário, um dos assuntos a serem discutidos é a proliferação das ONGs de animais de rua, que faz crescer a procura por atendimento gratuito.

Conforme o vice-presidente da SBMV, alguns estados como São Paulo e o Distrito Federal já possuem hospitais públicos para atendimento de animais de estimação. Já nos demais estados, as faculdades públicas de Medicina Veterinária geralmente oferecem assistência grátis ou por preços diferenciados.

Você vai se interessar por:

Saiba como estimar o custo mensal de ter gatos em casa

Cartilha ajuda a economizar nas despesas com bichos de estimação

Como planejar o orçamento para ter um cachorro em casa

É importante também verificar a possibilidade de atendimento junto às prefeituras e Centros de Controle de Zoonoses dos Municípios. Em muitas cidades, há consultas, medicamentos e até castrações gratuitas para famílias de baixa renda.

Entidades como as associações de proteção aos animais e ONGs, muitas vezes, encaminham alguns casos de pessoas de baixa renda para atendimento com valores diferenciados. Geralmente, são cobrados apenas os custos dos medicamentos.

Nos centros universitários os valores também podem variar conforme a renda do dono do animal de estimação, sendo cobrado um preço menor ou até mesmo sendo realizado o atendimento gratuito.

 

Que tal celebrar o Dia do Médico Veterinário com seu pet? Cadastre-se e recebe nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria