Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dia do homem: prevenção é o meio mais barato de cuidar da saúde

A- A+

Com o Dia do Homem, comemorado internacionalmente em 19 de novembro, há mais razões para se preocupar com a saúde masculina. Como a saúde não tem preço, a questão financeira não deve ser desculpa para protelar exames. Ainda assim, alguns hospitais já estão fazendo pacotes especiais para o check up masculino.

Dia do Homem: aproveite a data para refletir

Entretanto, ainda há muitos mitos a serem derrubados pelo público masculino e o Dia do Homem é um excelente motivo para pensar a respeito. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com 5 mil homens em seis capitais brasileiras revelou que 44% dos entrevistados nunca foram a uma consulta com um urologista. Exames preventivos, então, nem pensar.

seudinheiro-Dia-do-Homem

A questão financeira não deve ser desculpa para protelar exames. Foto: iStock, by Getty Images

Dia de Homem: é hora de derrubar mitos

A pesquisa mostrou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram exames para detectar o câncer de próstata. Apenas 23% deles fazem o exame anualmente. Para o urologista da Unimed Encosta da Serra Dr. Sandro Luiz Muller da Silva, os baixos índices ocorrem em função do medo de descobrir uma doença grave, que possa interferir na  função sexual.

Você vai se interessar por:
Reajuste de planos de saúde exige autorização do órgão regulador
Saiba como economizar com despesa médica
Procurando uma farmácia popular? Confira o endereço

Silva acredita que alguns mitos afastam os homens do consultório. Um dos principais é que eles acreditam que a cirurgia de próstata deixa uma sequela na esfera sexual. “Alguns pacientes podem ficar com esta alteração, mas não todos”, explica. Outro mito é a dor no exame de próstata. “É apenas desconfortável, mas não doloroso, e leva menos de 10 segundos”, esclarece. A proximidade ao Dia do Homem pode ser o momento de buscar mais informação.

Os cuidados de acordo com a faixa etária

Adolescência: Mesmo os adolescentes já podem entrar no clima do Dia do Homem, cuidando da saúde. É nessa etapa que devem começar as consultas ao urologista, para receber as primeiras orientações sexuais e aprender a fazer o autoexame dos testículos, que ajuda a prevenir tumores.

A partir dos 30 anos: Nessa fase, em função dos hábitos de vida diferentes e das mudanças físicas, deve iniciar o check up anual. Os exames ajudam a diagnosticar colesterol alto, diabetes, hipertensão, e doenças mais graves, como câncer, em estágio inicial. Em muitos locais, os exames específicos masculinos são incluídos no check up.

A partir dos 40: A partir dessa fase, boa parte da população masculina tem sintomas urinários – que podem estar associados à hiperplasia prostática benigna. O diagnóstico e tratamento devem ser realizados o quanto antes. Com o Dia do Homem mais próximo, é importante a conscientização sobre esse assunto.

A partir dos 45: Pessoas com fatores de risco – parentes de primeiro grau com tumor maligno ou população da etnia negra – devem iniciar os exames preventivos de próstata.

A partir dos 50: A partir dessa idade, todos os homens devem realizar os exames preventivos de próstata. Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Porém, se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

Gostou das dicas de Dia do Homem? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities