Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Detectar e consertar vazamentos ajuda a economizar

A- A+

De acordo com o Atlas do Saneamento, documento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 20% e 50% do volume de água captado é desperdiçado graças à insuficiência do sistema, vazamentos nas redese falta de manutenção adequada.

Aqueles velhos vazamentos em casa também contribuem para o desperdício. Canos velhos e torneiras que não fecham direito são os principais vilões do desperdício de água nas residências, contribuindo ainda para o aumento da sua conta mensal.

Em tempos de crise hídrica, mais do que economia financeira, evitar vazamentos e solucionar o mais rapidamente problemas hidráulicos em casa se tornaram uma obrigação.

vazamento

Em tempos de crise hídrica, evitar vazamentos se tornou uma obrigação. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas para identificar vazamentos

Evitar vazamentos em residências pode ser uma simples questão de atenção dos moradores. Quanto mais cedo o vazamento for detectado, menor será o desperdício e maior a economia de água e financeira. O Instituto Trata Água, que defende a universalização do saneamento básico, dá algumas dicas para identificar alguns problemas hidráulicos.

Alguns testes também podem ser realizados pelo próprio morador para verificar possíveis vazamentos. O morador deve fechar todas as torneiras, não usar os sanitários e desligar os aparelhos que usam água.

Em seguida, ele deve anotar o número ou marcar a posição do ponteiro que aparecem no hidrômetro. Depois de uma hora ele pode checar o hidrômetro novamente. Qualquer alteração no número ou no ponteiro é indicador de vazamento.

O aumento repentino da conta de água, sem que tenha tido aumento no consumo, também serve como indicativo de que algo está errado no sistema hidráulico da sua casa.

“Uma casa pode ter vazamentos mesmo quando o relógio que mede o consumo de água estiver estático”, informa o Instituto. De acordo com a organização, mudanças de coloração de revestimentos e pisos ou a presença de mofo e umidade em pontos próximos ao sistema hidráulico podem ser indicadores de problemas.

Outra dica do Instituto é checar regularmente se registros, torneiras e mangueiras de jardim estão funcionando corretamente. “Esses dispositivos possuem um ciclo de vida útil e necessitam ser reparados ou substituídos para evitar o desperdício de água”, recomenda a organização.

Assistência soluciona vazamentos de água

Em caso de suspeita de vazamento, os clientes da Vivo podem contratar uma assistência que oferece serviços de encanador para localizar o problema e garantir o seu conserto: o Vivo Assistência Casa e Auto.

O serviço conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Tem mais dicas para lidar com vazamentos? Comente!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro