Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Destinos nacionais são opção mais em conta para a viagem de fim de ano

A- A+

Não é dessa vez que você conseguirá realizar a viagem de fim de ano para o exterior? Com o dólar nas alturas (próximo dos R$ 4), é preciso mesmo planejar muito bem essa aventura. Mas que tal aproveitar suas férias para conhecer melhor o Brasil? Alguns destinos interessantes prometem valores reduzidos, mas não livram seu passeio da necessidade de organização.

Planeje a sua viagem de fim de ano

Se o fim do ano está próximo, não deixe para depois. É preciso planejar o seu passeio hoje mesmo. Para economizar, é interessante fazer uma pesquisa de preço entre as agências de viagem.

Muitas delas agregam itens no pacote para reduzir o valor final das despesas do turista. Em alguns casos, pode sair até mais barato que viajar de forma independente. Se preferir, faça a comparação pela internet, em canais como o Vivo Compras.

Casal se prepara para viagem de fim de ano

Com o destino escolhido e a passagem comprada, é só arrumar a mala e aproveitar. Foto: Shutterstock

Se a ideia é se antecipar, garanta desde já a passagem aérea, caso o seu destino seja alcançado de avião. Quando compradas com um bom prazo antes do voo, elas costumam custar bem menos. E para economizar ainda mais, adote o mesmo cuidado com relação à hospedagem.

Se você poupou e juntou algum dinheiro para o seu passeio, faça uso consciente dele ao longo da sua estadia no destino escolhido. Nada de gastar tudo em um só dia: é importante estabelecer um teto de gastos diários. Se ultrapassou um pouco a cota, redobre a economia no dia seguinte.

As melhores opções para a viagem de fim de ano

Mesmo que o seu destino internacional favorito esteja caro demais no momento, isso não significa que você não possa fazer uma viagem dos sonhos aqui mesmo, em território nacional.

O presidente da unidade gaúcha da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS), Danilo Kehl Martins, aponta que a procura por cruzeiros para a viagem de fim de ano cresceu bastante. “A vantagem é que os preços desse tipo de viagem se mantiveram estáveis”, destaca o dirigente.

Cruzeiro é opção de viagem de fim de ano

Com preços estáveis, cruzeiros se candidatam a opção para sua viagem. Foto: Fabricio Travassos, Shutterstock

Além disso, outra opção muito procurada são os resorts com o sistema all inclusive – que cobrem hospedagem, alimentação e lazer. “Encontrar diversas opções de lazer em um só lugar pode ser mais econômico, sobretudo na situação atual”, avalia Martins.

Ele acredita que o brasileiro não deixará de fazer sua viagem de fim de ano, mas avalia que a opção será por destinos igualmente atraentes, embora não tão caros, como o Nordeste. Até pouco tempo atrás, o turismo nessa região era considerado equivalente a uma viagem ao exterior. Agora, se tornou mais em conta.

Resort é opção de viagem de fim de ano

Resorts oferecem praticidade e conforto a quem pode pagar um pouco mais. Foto: Shutterstock

“Além disso, o complexo turístico também precisa criar oportunidades para atrair movimento. Embora as passagens aéreas no Brasil continuem caras, é provável que o consumidor encontre muitas promoções nos mais diversos destinos”, sustenta.

Porto Seguro (BA) e Recife (PE) prometem ficar no topo da lista de procura. “São destinos tradicionalmente caros, mas há uma grande chance de reduzirem seus preços. Ambos possuem um parque hoteleiro muito bom, o que pode resultar em valores mais atraentes”, assinala Martins.

Além disso, conforme o presidente da Abav-RS, a crise é a oportunidade para que esses destinos – já nem tão procurados como antigamente – voltem a ter uma boa aceitação entre os turistas.

Porto Seguro é opção de viagem de fim de ano

Porto Seguro é destino concorrido entre as opções de viagem no fim do ano. Foto: Shutterstock

Você vai se interessar por:

Viagem para Aparecida do Norte é destino concorrido em 12 de outubro

Viagem a dois sem pagar muito: confira 5 destinos no Brasil

Serra Gaúcha é um dos destinos nacionais preferidos pelos brasileiros

Turismo doméstico em alta

A escalada do dólar fomenta o turismo doméstico, que representam a preferência de viagem de 78% dos brasileiros, conforme boletim divulgado pelo Ministério do Turismo. Esse é o maior índice em cinco anos.

Da mesma forma que indicado por Martins, os dados do órgão confirmam a opção pelo Nordeste, que foi destacada por 44,9% dos entrevistados. Na sequência, a Região Sul aparece com 16,5% de preferência.

 

E você? Para qual destino será sua viagem de fim de ano? Comente!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade