Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Desperdício de dinheiro: saiba onde você está errando

A- A+

Compras impulsivas, falta de planejamento, parcelamentos desnecessários e acúmulo de dívidas pequenas que, juntas, se transformam em grandes problemas. Esses são apenas alguns dos maus hábitos comuns a quem comete o pecado do desperdício de dinheiro – muitas vezes sem perceber.

Se você vive com o orçamento apertado, mas não sabe onde está errando, vale fazer uma reflexão, analisar suas atitudes, verificar quanto gasta e no que gasta.

Risco de desperdício de dinheiro

Procure refletir sobre a necessidade de uma compra antes de concretizá-la. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar o desperdício de dinheiro

Admitir que está “pecando” contra suas finanças é fundamental para parar de perder dinheiro. Afinal, sem identificar a causa, não há como eliminar as consequências.

O controle financeiro deve abranger todas as despesas, até mesmo as menores. Aqueles pequenos gastos não planejados no dia a dia, como o cafezinho na padaria, que parecem inofensivos, podem ser a razão para o seu orçamento estar no vermelho.

O mesmo vale para contas acumuladas, cada uma somando juros e abocanhando parte do seu salário. Coloque no papel o peso de todas elas juntas. Será que você tem condições de arcar com o valor total?

Não compre por impulso

Se quer vencer o desperdício de dinheiro, uma das principais dicas é evitar fazer compras por impulso. Um truque para ajudar no controle é sempre pensar mais um ou dois dias antes de adquirir algo, avaliando melhor se aquilo realmente é necessário.

Faça pesquisa de preços

Além disso, procure sempre pesquisar antes, principalmente quando se trata de artigos com valores mais altos. Às vezes, é possível encontrar preços menores ou condições de pagamentos mais atrativas dando uma olhada em duas ou três lojas diferentes.

Pague à vista

Quando possível, optar por compras à vista também garante menos desperdício. Os juros cobrados no parcelamento, principalmente em longo prazo, podem ser bastante altos. Seja no dinheiro ou cartão, vale quitar de uma vez e não postergar o novo débito.

Invista com cautela

É importante ainda avaliar os riscos e potenciais de novos investimentos, pesquisando antes de delegar o dinheiro e conhecer ao menos o básico sobre a aplicação. Procurar a ajuda de um consultor financeiro pode ser uma boa opção, evitando o desperdício de dinheiro com decisões equivocadas.

Poupe

Outra dica é guardar uma quantia determinada todo mês. Não importa que seja um valor pequeno no começo, o que vale mesmo é sempre poupar o que foi determinado, como uma conta fixa a pagar. Deixar para guardar apenas o que sobra no final do mês não é o melhor caminho e raramente funciona.

Seja inteligente ao gastar

Se você adotar o hábito de poupar, tal comportamento também irá ajudar a evitar o desperdício de dinheiro com gastos supérfluos, pois, muitas vezes, ao ver que sobrou determinado valor, a primeira atitude é gastar e não guardar.

Planeje para controlar as finanças

Além de mudar hábitos para evitar o desperdício de dinheiro, é importante adotar medidas para manter as finanças sob controle. A principal delas é planejar o orçamento mensal, colocando no papel todos os gastos e ganhos do mês para saber quanto deve destinar a cada despesa e o que deve ser cortado, por exemplo.

Manter uma reserva para emergências também é essencial para evitar que qualquer imprevisto ou gasto extra acabe comprometendo toda a previsão do orçamento, desequilibrando as finanças pelos próximos meses.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para combater o desperdício de dinheiro? Compartilhe as dicas!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado