Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Desktop ou notebook: qual equipamento escolher para sua empresa

A- A+

Nos dias atuais, não importa qual é o ramo de atuação da empresa, ela precisa estar bem equipada com computadores. Quem planeja abrir o seu negócio próprio e está começando a pensar na estrutura, frequentemente se pergunta: é melhor investir em desktop ou notebook?

Equipe debate entre desktop ou notebook

Grandes vantagens do notebook para a empresa estão na praticidade e mobilidade. Foto: iStock, Getty Images

Desktop ou notebook? Qual escolher?

Primeiro, vamos entender os conceitos:

  • Desktop é como é conhecido o computador de mesa, aquele composto por CPU, monitor, teclado e mouse, tudo separado e que, portanto, exige uma mesa para comportar todas essas partes.
  • Já o notebook, também chamado de laptop, é um computador portátil, pode ser maior ou menor, mas sempre pode ser carregado para qualquer lugar sem grandes dificuldades.

Mesmo que a atividade fim da companhia seja realizada com outros equipamentos, os computadores são necessários para uma ampla variedade de funções, como o controle do caixa, comunicação com os fornecedores, marketing digital e muito mais. Na maioria das vezes, tanto o desktop quando o notebook servem para isso.

Mas algumas particularidades da empresa podem fazer a escolha ideal ser um ou outro tipo de equipamento. Vai depender muito de qual o seu objetivo e de outros detalhes práticos do seu negócio. Siga a leitura e confira os prós e contras de cada um para entender melhor.

Vantagens do desktop

Os computadores de mesa geralmente são recomendados para funções técnicas diretamente relacionadas ao uso do computador, principalmente aquelas que exigem um desempenho maior do equipamento. Isso porque eles têm uma maior capacidade de hardware, o que normalmente se converte em maior potência.

Mas há notebooks de última geração com potência igual, porém, como usam uma tecnologia mais avançada, por terem processadores mais compactos, custam mais.

Para um profissional como um designer ou editor de vídeos, convém ter um desktop, porque, além de mais potência para rodar os pesados softwares de criação e edição, pode ser conectado a um grande monitor, mouse e teclados adequados às suas práticas. Claro que um notebook também pode ter esses acessórios separados, mas aí não há porque adquirir um compacto.

A manutenção de um desktop também costuma ser mais barata, mas a diferença, no geral, é pequena. Já que falamos novamente em preço, quem adquire apenas a CPU e já tem monitor, teclado e mouse, vai pagar menos do que para comprar um notebook. Mas se é necessário adquirir o pacote todo, os custos do desktop são um pouco maiores ou, no mínimo, iguais.

Vantagens do notebook

E agora, em quais situações é mais vantajoso adquirir um notebook, e não um desktop? A resposta é: sempre que os motivos acima listados não forem tão importantes. Ou seja, se o computador será usado para funções que não exigem uma memória e processador tão potentes, um notebook serve melhor, porque tem o adicional da mobilidade e praticidade.

Um notebook ocupará muito menos espaço no escritório e usará menos fios, o que deixará a mesa de cada trabalhador mais arejada. Além disso, por ele ter uma bateria, pode ser desconectado da tomada e levado para uma reunião sem precisar desligá-lo.

Agora, mesmo que seja para funções básicas, em alguns casos convém ter um desktop, como no caixa do estabelecimento, para fazer o controle de todos os pagamentos dos clientes que frequentam o local. Nesse caso, é ideal que o computador fique sempre no mesmo local e tenha um monitor, então, o notebook não seria uma boa escolha.

Onde encontrar desktop ou notebook?

Já se decidiu por desktop ou notebook? Então, é hora de pesquisar preços e fazer o melhor negócio. E, para isso, o Vivo Compras pode ser um excelente aliado: o portal ajuda a encontrar os produtos com a configuração que procura, pelos melhores preços e condições de pagamento. Além de eletrônicos, o site traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Você vai se interessar por:

Qual sua escolha: desktop ou notebook? Pense na sua necessidade de acordo com as dicas acima e tome a decisão. Se o artigo lhe foi útil, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

como abrir uma microcervejaria
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo
Meu sócio me roubou, o que fazer?
Conversando sobre como desfazer uma sociedade
Como organizar a vida financeira de uma empresa
Uma das ideias de negócios em biotecnologia