Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Desenvolver o controle emocional pode ajudar na carreira

A- A+

Muito se sabe que 100% de técnica não é suficiente para tornar um profissional bem-sucedido. É preciso uma visão mais ampla da situação e uma boa dose de controle emocional, ou aquele famoso jogo de cintura.

Afinal de contas, o profissional atrapalhado, pavio-curto, ou que “mete os pés pelas mãos” em uma sucessão de atropelos, não é o que conhecemos por bem-sucedido, certo? Como tal situação não é definitiva, é possível atacar o problema e mudar o comportamento.

Mulher exercita o controle emocional

Simples e prazeroso, hábito da leitura ajuda a desenvolver mente mais saudável. Foto: Shutterstock

Como melhorar o controle emocional

Está com dificuldades para manter o controle emocional? Confira cinco dicas do Instituto Brasileiro de Coaching.

Autoconhecimento

Essa busca é a única forma de aprender a lidar melhor com as suas emoções.

Positividade

Eliminar sentimentos negativos é importante. E você só consegue isso quando aprende a gerir seus anseios, entendendo o que lhe faz mal.

Limites

É importante perceber até onde pode ir em casa situação, respeitando seus limites. Preste atenção em suas emoções no decorrer dos fatos.

Exercícios

A máxima “mente sã em corpo são” continua em alta. Se tiver muitos sentimentos a extravasar, procure fazer isso por meio de uma atividade prazerosa. Se precisar de uma dica extra, as artes marciais ajudam a reorientar as emoções e estimulam a autodisciplina.

Leitura

A leitura também ajuda a desenvolver uma mente mais saudável. E o melhor: é uma prática simples, prazerosa e que pode ser feita a qualquer momento.

Você vai se interessar por:

Teste: Você sabe usar a rede social LinkedIn para crescer na carreira?

Drible a economia instável para construir uma carreira profissional de sucesso

Quer mudar de carreira? Confira dicas para obter êxito no projeto

O exemplo que vem do poker

Se você está pensa que um jogo não tem nada a ensinar para a vida profissional, engana-se. O poker já saiu das mesas para tornar-se um método de controle emocional chamado Moving Up. Criado pelo jogador profissional Gabriel Goffi, ele se concentra em três estratégias para ter sucesso na carreira. Veja quais são:

Prepare-se para algo grande todos os dias

Assim como no jogo, no trabalho, também é importante viver no “agora” e nas oportunidades que surgem a todo instante. Dessa forma, é mais fácil manter o foco durante a negociação.

Aprenda que sempre existe uma chance de perder

Mesmo quando tudo está caminhando a seu favor, você pode perder o negócio. E isso não significa que você fez algo errado. É bom sempre pensar no plano B.

Saia da zona de conforto

Assim como no poker, se você quiser subir constantemente os limites da aposta, é preciso se aprimorar cada vez mais. Essa também é uma forma de não deixar a carreira estagnar. “Se você estiver muito confortável, é porque tem algo errado”, explica Goffi.

 

Você tem uma boa dica de controle emocional? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria