Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se vale a pena investir em títulos de capitalização

A- A+

Embora os títulos de capitalização tenham atraído um bom número de interessados nos últimos tempos, a grande maioria dos especialistas em aplicações financeiras não recomenda a modalidade. Com um rendimento que costuma ser pequeno, essa opção não costuma ser a possibilidade mais lucrativa para o investidor.

Entendendo os títulos de capitalização

Adquirir um título de capitalização é uma forma de economizar dinheiro de maneira programada, pois os prazos e as taxas de juros são determinados previamente. Com a promessa de ajudar quem não consegue poupar, os títulos de capitalização consistem, basicamente, em depósitos regulares – que também podem ser feitos em uma única vez.

“O valor pago nos títulos de capitalização tem uma parte aplicada e a outra funciona como uma espécie de seguro de vida, que dá ao participante a possibilidade de participar de sorteios para recebimento de prêmios em dinheiro”, explica o professor de Finanças do IBMEC e da Fundação Dom Cabral, Gilberto Cabral.

Mas Braga destaca que, embora possa parecer atrativo, o retorno costuma ser inferior as outras aplicações disponíveis no mercado. Ao final do plano, que costuma durar um ano ou mais, o contratante tem o direito de resgatar uma parte ou o total dos valores depositados. A definição depende daquilo que foi acordado no contrato.

Antes de investir, faça as contas e veja se vale a pena. Foto: iStock, Getty Images

Antes de investir, calcule o retorno de cada aplicação e período de carência. Foto: iStock, Getty Images

Como fugir dos títulos de capitalização

capitalização não permite resgate imediato. Por isso, costuma haver um período de carência em que o dinheiro fica indisponível ao titular. Se o resgate for solicitado durante esse tempo ou se o cliente quiser fazer o cancelamento, o valor investido só poderá ser recebido após o encerramento do período previsto. Além disso, pode ocorrer  a aplicação de multa de até 10% do capital constituído. Em alguns casos, pode ocorrer o resgate parcial.

Se você tem dificuldade para poupar dinheiro e precisa participar de um projeto específico para viabilizar a economia, também é importante estudar outras possibilidade. Braga exemplifica que o nosso mercado financeiro reúne alternativas com rendimento pré-fixado, que são mais atraentes do ponto de vista econômico. É o caso da renda fixa em suas diferente modalidades, como é o caso do Tesouro Direto ou da caderneta de poupança.

Se os títulos de capitalização parecem uma alternativa atraente em virtude dos sorteios, talvez valha a pena considerar apostar na loteria, já que o custo é muito menor e os prêmios são milionários. Embora o dinheiro não seja devolvido ao final de um prazo, o alto valor sorteado tende a compensar.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre títulos de capitalização? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca