Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se vale mais a pena comprar em loja física ou virtual

A- A+

Comodidade ou melhor atendimento? Loja virtual ou física? Onde vale mais a pena comprar? Para 90% dos consumidores brasileiros, buscar primeiro informações na internet antes de colocar os pés em uma loja é a melhor saída. Ao menos foi o que apontou uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

A preferência atinge 92% dos homens e 89% das mulheres. Em relação à idade, os jovens são grande maioria. Segundo o estudo, 93% dos consumidores entre 18 e 34 anos pesquisam primeiro na internet antes de visitar a loja física.

Mas não se apresse em concluir que os brasileiros acham que vale mais a pena comprar pela internet. Afinal, o mesmo estudo indica que seis em cada dez consumidores virtuais afirmam ter o costume de visitar os estabelecimentos antes de realizar compras online.

Se é verdade, então, que o brasileiro gosta é de pesquisar preços e se informar sobre o produto que pretende adquirir, resta escolher o ambiente mais indicado para a sua compra, se em loja física ou virtual. Confira razões para se decidir por um dos espaços.

Vale mais a pena compras online ou loja física.

Grande parte dos consumidores consultam a internet antes de comprar em loja física. Foto: iStock, Getty Images

Vale mais a pena comprar pela internet?

Para a educadora da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti, a principal vantagem de realizar compras online está no preço. “O baixo custo operacional para as empresas tona os valores muito mais atrativos”, completa.

Esse também foi o principal motivo relatado por 85% dos consumidores que afirmaram no estudo do SPC preferir as lojas virtuais.

Comodidade (83%), maior variedade de produtos (76%), mais disponibilidade de informações (64%), agilidade no ato da compra (59%), facilidade ao escolher (57%) e melhores formas de pagamento (56%) também foram apontados como pontos positivos das compras online.

Por outro lado, a ansiedade (67%) e a insegurança (61%) por não contar com o produto em mãos de imediato foram as principais desvantagens citadas.

A especialista destaca também que muitos consumidores tem nessa ferramenta uma válvula de escape para sanar suas frustrações emocionais. Por isso, torna-se fundamental estabelecer um controle ao consumir online.

Ou vale mais a pena optar por lojas físicas?

Mas não são somente as lojas virtuais que têm vantagens. Os estabelecimentos físicos têm o benefício de, por exemplo, já sair com a compra em mãos e ter um tratamento mais humanizado.

Segundo Ana Paula, assim, é possível conseguir mais informações a respeito do produto, receber ajuda na escolha e conseguir descontos através do pagamento à vista.

Melhor qualidade do atendimento (72%) e melhores formas de pagamento (44%) foram, ao lado de maior facilidade em uma eventual troca (90%), os três principais motivos apontados por quem acredita que vale mais a pena adquirir em lojas físicas, elencados na pesquisa do SPC.

Você vai se interessar por:

Compras no atacado rendem descontos em grandes quantidades

Bom desconto ao seu alcance: confira 5 dicas

Você é consumista? Veja 8 dicas para largar o vício em compras

Conheça o Vivo Compras

Se você valoriza aspectos como comodidade, melhores preços e segurança nas suas compras, pode decidir que vale mais a pena comprar no Vivo Compras. No seu shopping virtual, é possível comparar valores e as condições de pagamento de mais 850 mil produtos em diferentes lojas, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E para você, em qual ambiente vale mais a pena comprar? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple