Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se o consórcio imobiliário pode valer a pena

A- A+

O financiamento costuma ser a opção mais comum para quem deseja comprar uma casa ou apartamento e não tem todo o dinheiro disponível, mas não é a única. Você já pensou em participar de um consórcio imobiliário? Essa é uma alternativa para quem não tem urgência em contar com o imóvel.

Juro zero no consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma opção que busca reunir pessoas que tenham o interesse comum de comprar um imóvel. A cada mês, os consorciados devem pagar o valor da parcela para que o dinheiro seja acumulado. Ou seja, ele funciona como uma espécie de autofinanciamento.

Mensalmente, um dos contribuintes é sorteado e pode ganhar o dinheiro necessário para adquirir o seu imóvel. Se você não é lá muito sortudo, ainda conta com a opção de dar um lance. Se ele for o mais alto, também pode ser contemplado. Do contrário, vai precisar esperar até o fim do consórcio para ter o sonho da casa própria realizado. Por isso, o modelo é ideal para aqueles que não tem problemas em esperar pela aquisição.

“Muitas pessoas utilizam o consórcio como forma de poupança. Financeiramente não é um bom negócio, mas a necessidade de contribuir mensalmente obriga a formação de uma reserva”, opina o economista Bernardo Baggio. Ele considera que a opção só vai ser vantajosa quando as taxas de administração e os encargos cobrados forem menores que os juros envolvidos nos financiamentos habitacionais.

O consórcio imobiliário é uma opção que pode ajudar você a comprar a sua casa. Foto: iStock, Getty Images

O consórcio imobiliário é uma opção que pode ajudar você a comprar a sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Como participar de um consórcio imobiliário

Quer participar de um consórcio imobiliário, mas está na dúvida sobre os cuidados necessários durante o processo? Confira as dicas do educador financeiro Antonio Nascimento:

– Escolha uma administradora autorizada a funcionar pelo Banco Central, autoridade que normatiza e fiscaliza o os consórcios. Uma dica é procurar as empresas ligadas a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio

– Entre em contato com a empresa e verifique os planos disponíveis. Leita todas as cláusulas com atenção e faça a adesão ao grupo que tiver os melhores prazos e valores para o seu bolso

Participe das assembleias, que são as reuniões em que ocorre a distribuição dos créditos aos participantes. Lembre-se que você pode ser contemplado por meio do sorteio ou de um lance

– Tenha atenção na hora de utilizar o crédito que você recebeu. Aproveite que o dinheiro está disponível à vista e busque negociar descontos e vantagens.

Preserve o seu patrimônio

Depois de realizar o sonho de ter a sua casa, é importante também estar preparado para os imprevistos que podem acontecer. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também está pensando em participar de um consórcio imobiliário? Comente!

Empréstimo ou financiamento
investir em imóvel na planta vale a pena
não consigo pegar empréstimo
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?
empréstimo pelo celular