Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se há juros ao sacar dinheiro no cartão de crédito

A- A+

Ele é muito usado para fazer compras em diversos estabelecimentos, mas o que talvez nem todo mundo saiba é que é possível também sacar dinheiro no cartão de crédito. No entanto, será que essa alternativa vale a pena? E será que incidem juros sobre ela?

Decidiu sacar dinheiro no cartão de crédito

Saques em terminais no exterior têm cobrança de IOF, além das demais tarifas. Foto: iStock, Getty Images

Como sacar dinheiro no cartão de crédito

Apesar de ser possível sacar dinheiro no cartão de crédito, a opção está longe de ser a melhor alternativa. Isso porque o banco considera essa prática como um empréstimo. Logo, cobra taxas para lhe dispor de determinada quantia.

Assim, como você está usando um dinheiro que ainda não possui, pagará juros e uma tarifa por causa do saque. Os valores cobrados a mais pelo procedimento variam de banco para banco, mas, quase sempre, essa não vai ser a melhor alternativa de dinheiro rápido que terá disponível.

Se você sacar o valor do limite do seu cartão, estará fazendo um empréstimo e pagará os mesmo juros do crédito rotativo, aquela porcentagem aplicada quando do pagamento mínimo da fatura. Ou seja, o custo final será maior do que a quantia sacada.

E não esqueça: você só pode quitar essa dívida quando receber a fatura do cartão. Então, até a data de fechamento da conta, os juros estarão sendo contabilizados.

Sacar dinheiro no cartão no exterior

Se sacar dinheiro no cartão de crédito no Brasil já não é uma das melhores alternativas, no exterior, essa prática pode ser mais arriscada ao bolso. Fora do país, além das taxas já mencionadas, somam-se outras tarifas, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), por exemplo.

Isso sem contar que as tarifas são cobradas em dólares e que você ainda pode ter que pagar uma taxa de utilização da rede credenciada responsável pelo terminal estrangeiro.

Outro cuidado que é preciso ter quando se está viajando é em relação ao limite do cartão para saques no exterior. Normalmente, ele é maior do que o valor nacional, e isso pode criar a falsa sensação de que se pode gastar mais.

Você vai se interessar por:

Aproveite os benefícios do cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, também tem uma boa dica sobre sacar dinheiro no cartão de crédito? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito