Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se é possível abrir conta com nome sujo

A- A+

Você pode estar envolto em dívidas, figurar em uma lista de negativados, enfrentar restrição de crédito em estabelecimentos comerciais, mas ainda assim pode abrir conta com nome sujo. Essa possibilidade é real e possui regras que se aplicam a todo o país.

A particularidade é que o procedimento depende da vontade do banco. Segundo a Resolução 2025 do Conselho Monetário Nacional (CMN), a instituição financeira é livre para decidir abrir ou não a conta, mantê-la ou encerrá-la nesses casos.

Mas não se surpreenda se tiver o seu pedido negado: a maior parte dos bancos opta por não abrir conta com nome sujo. E essa decisão objetiva preservar não apenas a instituição, como o próprio consumidor, evitando que entre em novas dívidas e que ponha até mesmo seu patrimônio em risco.

É possível abrir conta com nome sujo.

Ainda que conta seja aberta, cliente só tem acesso a determinados serviços. Foto: iStock, Getty Images

Quando abrir conta com nome sujo

Em alguns casos, após uma avaliação minuciosa da situação do cliente, alguns bancos optam por abrir conta com nome sujo, mas não sem estabelecer uma série de restrições.

Geralmente, o consumidor negativado não tem direito à maioria dos serviços do banco, como talões de cheque, financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.

Por isso, as instituições financeiras que aceitam trabalhar com negativados geralmente permitem que tenham conta poupança ou ainda uma opção apenas para depósito e saque. Existe ainda a conta salário, que é considerada um direito do trabalhador, estando ele com nome sujo ou não.

Conta salário é opção para negativado

Outra resolução do CMN, a de número 3.424/2006, obriga as instituições financeiras a abrir a conta salário, mesmo quando o cliente está negativado. Nesse caso, essa modalidade não pode ser confundida com uma conta corrente comum que usa para receber o salário.

A conta salário é, na realidade, um contrato firmado entre o empregador e a empresa pagadora – no banco e agência determinados pela organização – com a única finalidade de depositar o pagamento e fazer saques.

Para garantir seus direitos, basta que o empregado leve a solicitação da empresa ao banco, dentro do prazo estipulado. Entretanto, sempre que solicitado qualquer outro tipo de serviço à instituição financeira, deixa de ser uma conta salário para se enquadrar em algum dos diversos pacotes de conta corrente.

Conforme a legislação, as instituições financeiras podem operar com conta salário para os mais diversos pagamentos, como proventos, soldos, aposentadorias, pensões e similares. Dessa forma, o cliente é isento de taxas para alguns serviços.

Nesse caso, além de abrir conta com nome sujo, o banco não pode cobrar pela sua manutenção, mesmo não havendo movimentação.

Também não podem ser tarifados a transferência dos créditos por seu valor total (portabilidade), o fornecimento de cartão magnético, a realização de até cinco saques por pagamento, o acesso a duas consultas mensais de saldo (no mínimo) e o fornecimento de dois extratos completos dos últimos 30 dias.

Você vai se interessar por:

No SPC ou Serasa? Veja dicas para limpar seu nome

Quem está com nome sujo também pode recorrer ao direitos do consumidor

Nome sujo caduca? Teste o que você sabe sobre dívidas

Tarifa bancária pode virar bônus

Que tal ter mais vantagens no seu relacionamento com os bancos? Você pode transformar tarifas em benefícios. Com a Conta Bônus, da Vivo, as mensalidades que você paga ao banco ou à operadora de cartão de crédito podem ser integralmente revertidas em bônus de ligações. Em até dez dias úteis após o débito da tarifa, você recebe os bônus de forma automática.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre abrir conta com nome sujo? Compartilhe!

como aprender com erros de finanças
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho