Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quanto tempo leva a compra de um imóvel

A- A+

Se você está procurando a casa própria, saber quanto tempo leva a compra de um imóvel é contar com uma informação importante para se prevenir e evitar alguns riscos. Afinal, devido à burocracia na liberação dos financiamentos, não é raro que os compradores percam uma oferta em razão da demora.

Calculando quanto tempo leva a compra de um imóvel

Demora na liberação de possível financiamento pode colocar negociação em risco. Foto: iStock, Getty Images

Quanto tempo leva a compra de um imóvel?

A demora nos financiamentos já ganhou tamanha fama que muitos bancos sequer arriscam falar em prazos. Ainda assim, tem como estimar quanto tempo leva a compra de um imóvel, a começar por esse processo inicial.

A média de prazos estimada entre a análise de crédito e a liberação do dinheiro para o vendedor é de 30 a 60 dias. Em casos mais complexos, quando há problemas na liberação do FGTS ou na documentação, pode levar até três meses.

O crédito oriundo do financiamento é, sem dúvida, a fase mais demorada da compra. Além da necessidade de reunir uma série de documentos para comprovar a renda, e a capacidade de pagar um empréstimo ao longo de muitos anos, ainda é necessário realizar a emissão do contrato e a posterior liberação do dinheiro.

Outros custos que tomam tempo

Mesmo no caso dos imóveis financiados – em que o bem fica alienado ao credor – há uma série de etapas que tomam tempo e, mais do que isso, terão um custo significativo. O primeiro passo é ir na prefeitura solicitar uma certidão negativa de tributos do imóvel. Assim, você já fica sabendo se o dono deve IPTU, em áreas urbanas, ou ITR, na zona rural.

Também é necessário solicitar uma certidão no cartório de registro de imóveis e recorrer à prefeitura para verificar se a planta arquivada pelo município confere com os dados da certidão. Em secretarias especificas, como a Cultura, é possível verificar se o bem foi tombado ou desapropriado.

É interessante providenciar essa documentação só após o cadastramento para o financiamento, pois as certidões, além de levarem alguns dias para ficarem prontas, ainda possuem um prazo de validade – que normalmente é de 30 dias.

Após verificar que está tudo ok, e assim que o financiamento estiver liberado pelo banco, o comprador deverá ir até a prefeitura solicitar a guia para pagamento do ITBI, o imposto de transmissão, que é pago sempre que um imóvel muda de dono, seja por compra ou herança. Esse custo, somado às certidões, pode chegar a 10% do valor total do imóvel.

No entanto, as certidões e a comissão de corretagem geralmente correm por conta do vendedor, cabendo ao comprador somente o ITBI. Mas tudo isso, claro, depende do acerto que houver entre as partes.

Dependendo dos custos que você terá, pode tentar negociar com o banco para incluir essas taxas no valor do financiamento. É uma forma de poder diluir os valores para facilitar o pagamento.

Compra de imóvel pode superar três meses

Somando todas essas etapas, o processo de compra pode levar até três meses. Quando se trata de imóvel na planta, a espera pode ser ainda maior para receber as chaves.

Para não perder a oportunidade, é comum que o comprador dê um “sinal” para prosseguir com a negociação. Ainda que a obra seja concluída, é fundamental aguardar a liberação do Habite-se por parte da prefeitura. Trata-se de uma certidão que atesta que o imóvel está pronto para ser habitado.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Já consegue estimar quanto tempo leva a compra de um imóvel? Compartilhe o artigo!

investir em imóvel na planta vale a pena
crédito para financiar casa própria
casa para família numerosa
casa dos sonhos
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo