Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quando pacotes de viagem são uma boa opção

A- A+

Pacotes de viagem são uma opção interessante para famílias que buscam comodidade tanto no planejamento quanto no destino. Assim, em uma compra na agência ou pela internet, o comprador resolve todo o seu roteiro e todas as principais dificuldades de programação e logística.

Vantagens dos pacotes de viagem

Para Beto Conte, diretor da agência de viagens STB, há um momento específico em que os pacotes de viagem podem ser a melhor opção: quando atendem exatamente a sua necessidade. “Ou seja, o itinerário está legal, e o padrão de hotelaria também”, diz.

Uma das vantagens mais óbvias é que a compra de um pacote oferece descontos nos serviços. Se você reservar o mesmo hotel, a mesma passagem e os mesmo passeios de forma independente, provavelmente pagará mais caro.

Isso porque a operadora sempre negocia com antecedência um número grande de quartos de hotel e de assentos no voo. Assim, consegue acomodações de grande qualidade a um custo mais econômico do que os viajantes individuais conseguiriam.

Praia em Salvador, na Bahia

Salvador é um dos destinos preferidos do turismo no Brasil. Foto: Shutterstock

Também há um importante ganho de tempo. Apesar de viajar sozinho garantir mais flexibilidade, há demora para se programar e, às vezes, não é possível fazer os dias renderem tanto. “Tudo é pré-planejado, tudo é feito em função de experiências anteriores, de aproveitamento de tempo, de qual o melhor horário para visitar cada ponto turístico”, afirma.

Ainda há, claro, a questão do guia. Se você não se acha em condições de se locomover por um país estrangeiro sozinho, opte sempre pelos pacotes que garantem acompanhamento profissional.

> Vivo Compras: encontre os melhores preços em pacotes de viagem

Desvantagens dos pacotes de viagem

A perda de liberdade é uma das desvantagens. Se você se apaixonar por determinada cidade e desejar ficar mais, não terá essa opção em um pacote fechado. Além disso, terá de desfrutar de todas as atividades com um tempo marcado, sem poder aproveitar com calma.

Uma alternativa para isso é contratar um pacote misto, ou seja, fechado para um número de dias e aberto para outros.

Outra possível desvantagem é a realização de certas atividades e passeios pré-definidos. “Você perde um pouco da flexibilidade, porque terá que se adequar aos horários, mas a relação custo-benefício é boa”, afirma Conte.

Por isso, existem opções de pacote que são destinadas a públicos pré-definidos. Exemplos: uma viagem de casais pelo Nordeste, uma viagem para apreciadores de vinho na Serra Gaúcha, etc. Dessa forma, se evita “cair de paraquedas” em um grupo que não tenha nada a ver com você. “Vai ter a vantagem de não ter que se preocupar com a logística e programação e também de saber que vai entrar em um grupo de pessoas com interesses aparentemente afins”, explica.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
como lidar com a avareza
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney