Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quando é hora de vender imóvel

A- A+

Definir qual é a hora certa para vender imóvel não é uma tarefa fácil. Afinal, depende de diversas variáveis ligadas às questões de mercado e também ao seu momento pessoal. Para garantir o melhor negócio, o importante é estar atento aos cuidados que precisam ser tomados e evitar surpresas depois.

O melhor momento para vender imóvel

A decisão de vender imóvel pode estar ligada à necessidade de conseguir dinheiro, ao aumento da família, a um divórcio ou mesmo à mudança de cidade. Seja qual for o motivo, o importante é conseguir aliá-lo a um cenário econômico favorável.

“Em análise mais diversificada, depende também do momento político, da segurança jurídica, do mercado de crédito e ainda de aspectos burocráticos. Quanto mais um país cresce, mais valorizados ficam os seus imóveis: o crescimento econômico de qualquer nação envolve necessariamente o avanço do mercado imobiliário e da construção civil”, explica Carlos Lammel, diretor do Sindimóveis-RS.

Ou seja, a facilidade em vender e mesmo os lucros obtidos vão depender do cenário que o país vive. Com a instabilidade de momento, esperar um pouco mais pode garantir um negócio melhor. Lammel destaca que também é importante levar em conta aspectos como as políticas públicas disponíveis para assuntos habitacionais, disponibilidade e custo do crédito imobiliário e mesmo procedimentos e licenças municipais.

A orientação de um consultor ou corretor imobiliário também pode fazer a diferença, afirma Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação. Ele vai ajudar você a avaliar preços e verificar o que pode ser feito para valorizar o seu imóvel.

 vender imovel

A venda de um imóvel deve estar alinhada com o mercado econômico e com as suas expectativas pessoais. Foto: iStock, Getty Images

Imposto de Renda ao vender imóvel

Embora o momento ideal para vender imóvel ocorra quando o setor imobiliário aparece em valorização, nem sempre é possível conciliá-lo com as suas necessidades. Além disso, ainda é preciso considerar que o lucro obtido pode ser passível do pagamento de Imposto de Renda. Mas, de acordo com de Melo, em alguns casos é possível conseguir a isenção. Confira quais são os mais comuns:

– Quando o bem for vendido por valor igual ou inferior a R$ 440 mil, nos casos em que esse seja o único imóvel que o titular possua. Ele também não pode ter realizado outra operação de transferência de propriedade nos últimos cinco anos

– As vendas de imóveis adquiridos entre 1969 e 1988 obterão benefícios fiscais quanto ao Imposto de Renda sobre o ganho de capital. A redução ocorre na proporção de 100% para aqueles que foram comprados até o ano de 1969 e chega proporcionalmente a 5% para aqueles adquiridos em 1988

– Desde junho de 2005, o benefício também é estendido àqueles que obtiverem ganho de capital na venda de imóveis residenciais. A condição é que, no prazo de 180 dias, o valor recebido na venda deve ser aplicado em outro imóvel residencial localizado no país

 

– Permutas sem recebimento de diferença, ou seja, por imóveis do mesmo valor.

Preserve o seu patrimônio

Quer mais segurança para o seu imóvel? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também pretende vender imóvel? Comente!

 

 

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
não consigo pegar empréstimo
dinheiro poupança pode ser penhorado
cooperativa habitacional