Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito

A- A+

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento moderno. Se você souber usá-lo corretamente, ele pode trabalhar a seu favor. Sabe aquele momento do mês em que o dinheiro está apertado e surge uma urgência? Talvez esse pode ser o melhor dia para realizar compras no cartão. Mas você sabe como descobrir isso?

Para saber a data do fechamento da fatura, o ideal é ligar para o serviço de atendimento ao cliente.

Ao conhecer a melhor data e fazer uso consciente, cartão se torna amigo das finanças. Foto: iStock, Getty Images

Esse meio de pagamento, chamado também de dinheiro de plástico, deve continuar em expansão. Conforme o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), Ricardo Vieira, em 2015, o setor deve crescer entre 10% e 11%.

Somente em maio, o crescimento das operações foi de 9,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Um dado que chamou a atenção da Abecs foi a alta das operações sem juros, o que demonstra maior consciência do consumidor no uso do cartão.

Afinal, qual é o melhor dia do cartão?

O melhor dia, na verdade, pode durar mais que um dia. Trata-se de um curto período de tempo em que a fatura do mês seguinte já foi fechada. Então, o que você comprar após o fechamento e até uma determinada data não virá no próximo boleto, mas apenas no mês seguinte.

Dessa forma, mesmo que a fatura tenha vencimento sempre no mesmo dia do mês, o melhor dia para as compras pode variar mês a mês. Para saber a data do fechamento, o ideal é ligar para o serviço de atendimento ao cliente e perguntar.

Na maioria dos casos, não é preciso esperar para falar com um atendente. Basta digitar a opção relacionada à fatura, disponível no atendimento eletrônico, que o sistema informa a data de fechamento do boleto.

É interessante lembrar que o dia 31 não é computado como dia útil. Algumas vezes, esse pode ser o melhor dia, dependendo do prazo concedido pela sua administradora. Geralmente, o fechamento da fatura ocorre de 10 a 15 dias antes da data de vencimento.

Se a fatura vence no dia 10, é provável que o fechamento tenha ocorrido no dia 30. Assim, os dias 31 e 1º se candidatam como a melhor data para comprar com o cartão de crédito.

Compre com consciência

É importante saber o melhor dia para pagar, mas é sempre bom usar o cartão de crédito de forma consciente para aproveitar suas vantagens sem se descuidar das finanças. Conforme dados da Abecs, em maio deste ano, o saldo de operações sem juros chegou a R$ 112,1 bilhões – um crescimento de 8,3%.

Esse número representa 71,6% de todo o volume de cartões utilizados naquele mês. Isso significa maior uso em compras sem juros, tanto à vista quanto parceladas. As compras com juros no período ficaram em R$ 44,5 bilhões, o que representa 28,4% do saldo dos cartões.

A taxa de inadimplência ficou em 7,3%. Outro dado interessante é que 84% dos usuários pagam integralmente a fatura.

Você vai se interessar por:

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Entenda quando são cobrados juros do cartão de crédito

Conheça os tipos de cartão disponíveis no mercado

Tranquilidade para comprar e pagar

Com os Cartões de Crédito Vivo, além de fazer suas compras você ainda ganha diversos benefícios como bônus de ligações, parcelamento em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Além disso, você pode comprar em 1,8 bilhão de estabelecimentos conveniados.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas do melhor dia para comprar no cartão de crédito? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito