Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra qual é o prazo ideal para o financiamento

A- A+

O financiamento é a principal opção para quem deseja contar com bens como uma casa ou um carro, mas não possui o dinheiro suficiente para quitar a compra à vista. Mas, ao mesmo tempo em que essa é uma alternativa válida em muitos casos, ela também pode significar o comprometimento da sua renda. Tudo depende de quais foram os juros negociados e de qual é o prazo ideal de parcelamento.

Prazo ideal para financiar

Especialmente quando o assunto é o financiamento imobiliário, o prazo de pagamento oferecido pelas instituições financeiras é grande e pode chegar a até 35 anos. Ou seja, tempo não falta para quitar as parcelas – e, muitas vezes, esse é o problema.

Com a possibilidade de arrastar a dívida ao longo de décadas, muitos esquecem de calcular o valor somado com os juros. No fim de contas, o total a ser quitado é maior do que você imagina. Outro problema é o comprometimento da sua renda a longo prazo.

Mas e então qual é a melhor saída? Para a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti, a resposta está no equilíbrio entre três fatores: renda, prazo e parcelaQuando analisados em conjunto, são eles que permitem que você encontre um meio termo entre realizar o seu sonho e se enrolar entre uma dívida e outra.

Antes de optar pelo financiamento imobiliário, avalie qual é o prazo ideal de parcelamento. Foto: iStock, Getty Images

Antes de optar pelo financiamento imobiliário, avalie qual é o prazo ideal de parcelamento. Foto: iStock, Getty Images

As suas finanças determinam prazo ideal

Renda, prazo e parcela são as principais variáveis a considerar, certo? Mas não esqueça que elas mudam de um caso para o outro, então o que serve para o seu amigo pode não ser o melhor para você. Conforme lembra Ana Paula, trata-se de uma escolha pessoal, que depende também do seu padrão de vida.

“Assim, o prazo ideal é aquele em que você pode pagar sem atrapalhar seu caminho, seus objetivos e o bem-estar”, destaca ainda. A dica é fazer as contas e verificar qual é o tamanho da parcela que pode ser adicionada mensalmente. Nesse caminho, é importante estar disposto a fazer cortes eventuais.

Se a simulação indicou um número muito grande de prestações, pense ainda na possibilidade de economizar e juntar uma quantia maior para a entrada. Além de pagar durante menos tempo, você diminui o total gasto com as taxas de juros.

Monitore o seu CPF

Para que o financiamento seja concedido pelo banco, é importante garantir que o seu nome está longe da lista de negativados. Para isso e também para ajudar a identificar fraudes envolvendo seu CPF, a Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço que envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu documento. É o Vivo Alerta CPF, um serviço inovador que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre o prazo ideal para financiamento? Compartilhe!

 

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças