Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cashback, compras coletivas e cupons de desconto: qual a diferença?

A- A+

Para você, que adora conseguir realizar compras com preços mais baixos, oportunidades não faltam nos dias de hoje, especialmente no mercado online. Pela internet, é possível economizar com os cupons de desconto, compras coletivas e no cashback (dinheiro de volta), por exemplo. Mas você sabe qual a diferença entre essas modalidades?

Oportunidades de desconto não faltam no mercado online.

Descontos no e-commerce geram boas oportunidades para os consumidores. Foto: iStock, Getty Images

Qual a diferença entre os meios de economia na web?

Com tantas opções para conter gastos no e-commerce, o consumidor deve conhecer as alternativas para economizar. Entenda qual a diferença entre elas, conheça a definição das três medidas mais adotadas para pagar barato na web e faça boas compras.

Cupons de desconto

O cupom de desconto é uma medida que visa a redução do valor de um produto, categoria ou de todo o site. Para você economizar dessa maneira, é fornecido um código que garante preços mais baixos. Para garantir essa porcentagem, é necessário inserir esse identificador em um campo específico ao final da compra.

Além disso, o cliente recebe uma redução no valor do produto sem que, na maioria dos casos, precise pagar nada. No entanto, algumas empresas que oferecem esse serviços podem comprar uma taxa de assinatura do programa.

Compras coletivas

As compras coletivas são uma modalidade de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Ao contrário dos cupons, que garantem os descontos na hora da aquisição, esse comércio é ofertado antes do consumo do produto.

Por meio da compra coletiva, os consumidores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à oferta, para compensar os descontos oferecidos em relação ao seu preço habitual.

Por padrão, há um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso não atinja o número mínimo de pedidos dentro desse intervalo, a oferta é cancelada e quem reservou não é cobrado.

Cashback

O cashback é a alternativa mais recente entre as três no mercado digital. A expressão vem do inglês, onde cash significa “dinheiro” e back  “de volta”, ou seja, ela garante uma espécie de comissão do valor da venda da mercadoria ao consumidor. O valor médio devolvido é de 4% sobre o preço pago, mas há casos em que a devolução chega a 10%.

Para garantir sua comissão, você precisa acessar um site que ofereça a modalidade, fazer seu login e comprar algum produto em uma das lojas parceiras. Feito isso, é só informar seus dados bancários e o valor é depositado na sua conta. O prazo de validação da transação é de 30 a 60 dias e, depois disso, o dinheiro fica disponível para saque.

Você vai se interessar por:

Desconto online: quais são as vantagens de comprar utilizando cupons

Desconto de 1 centavo pode fazer uma diferença maior que imagina

Conheça ações que estimulam a sustentabilidade e dão vale desconto

Economize com o Vivo Descontos

Agora que já sabe qual a diferença entre as três modalidades de compras, o que você acha de garantir as melhores promoções? A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo DescontosCom ele, há redução de preço em produtos de diversas empresas.

Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Entendeu qual a diferença entre os meios para pagar barato na web? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular