Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quais são os principais investimentos isentos de IR

A- A+

Uma das principais inseguranças de quem começa a aplicar no mercado financeiro é a possibilidade de ver o lucro se diluir com as deduções do Imposto de Renda. O que muitos não sabem é que é possível encontrar investimentos isentos de IR.

Para André Luis Momberger, assessor de investimentos na Focalise, as alternativas mais vantajosas são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Há ainda opções como os debêntures e os fundos imobiliários.

Mas nem só a isenção de tributos deve ser considerada na hora de realizar a aplicação. Cada uma dessas modalidades conta com características específicas, que fazem a diferença na rentabilidade oferecida, na segurança que você possui e mesmo no tempo em que o dinheiro precisa ficar parado.

LCI e LCA são investimentos isentos de IR

Dentre os modelos de aplicação em renda fixa disponíveis no mercado, o mais conhecido é a poupança. Também isenta do pagamento de Imposto de Renda, sua principal desvantagem é o baixo retorno, que não costuma compensar o investimento.

Opções como a LCI e a LCA, por outro lado, podem render ao investidor lucros maiores. Para aplicar seu dinheiro em letras de crédito, é possível escolher entre títulos prefixados ou pós-fixados. Os primeiros são menos comuns e costumam oferecer mais vantagens quando ocorre uma queda nos juros durante o período de aplicação.

Já no segundo caso, o lucro a ser recebido varia a partir de uma porcentagem do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que costuma oscilar próximo ao valor da taxa Selic. Isso significa que, em momentos de inflação em alta, como ocorre agora, a rentabilidade tende a aumentar.

O risco de perder todo o seu dinheiro está ligado à possibilidade de o banco quebrar. Mas, como há ainda a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), as duas modalidades são também conhecidas pela segurança que trazem.

Por outro lado, há também desvantagens a considerar. A principal delas é a liquidez oferecida, que não é diária. Com isso, o título só pode ser resgatado no data estipulada para o vencimento. Outra é o investimento inicial, que tem como base R$5 mil e nem sempre é acessível para quem inicia no mercado financeiro.

Antes de realizar um investimento, avalie a rentabilidade que ele oferece. Foto: iStock, Getty Images

Antes de realizar um investimento, avalie a rentabilidade que ele oferece. Foto: iStock, Getty Images

Investimentos isentos de IR em renda variável

Para fugir da tributação do Imposto de Renda, também é possível recorrer ao mercado de renda variável. Embora os riscos costumem ser maiores, a possibilidade de aumento nos lucros também cresce. No caso dos fundos imobiliários, os valores iniciais começam a partir de R$1 mil.

Nesse processo, você se torna cotista e tem direito a receber receitas periódicas que são geradas pelos imóveis do fundo do qual faz parte. Conforme as propriedades valorizam, a tendência é que os seus lucros também aumentem. Os principais riscos envolvidos são a inadimplência por parte dos locatários e a baixa procura por aluguel.

Já os debêntures são títulos de dívida, em que você se torna credor de uma empresa. Ou seja, eles têm como objetivo captar recursos financeiros para investir em seu próprio crescimento. Não há como definir um preço inicial de aplicação, uma vez que ele varia entre uma oferta e outra.

Tarifas em bônus

Para quem costuma investir e movimentar o seu dinheiro no banco, as tarifas bancárias costumam ser um problema. Uma forma de economizar é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para investimentos sem IR? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
oscilações da Bolsa de Valores
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como lidar com a avareza