Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quais são os carros flex mais econômicos do Brasil

A- A+

Especialmente em tempos de crise, ter um veículo que funciona tanto com gasolina quanto com etanol pode ser uma vantagem. Afinal, assim, é possível aproveitar e escolher para abastecer aquele de menor impacto no bolso. Se a ideia é economizar, outra boa dica é conhecer os carros flex mais econômicos do país antes de escolher seu próximo automóvel.

Carros flex mais econômicos

Veículos flex oferecem ao motorista a chance de escolher combustível ao abastecer. Foto: iStock, Getty Images

Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil

A lista é baseada nos últimos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, realizados pelo Inmetro há poucos meses. A entidade conseguiu avaliar, pela primeira vez, mais de 90% dos carros no país e contou com a participação de todas as marcas no Brasil.

Os critérios utilizados para elaboração do ranking foram o consumo em estrada – já que o rendimento urbano depende de vários fatores – e o combustível escolhido foi a gasolina, por render mais e ajudar em futuras comparações com carros que só consomem esse comburente.

Confira a lista dos dez carros flex mais econômicos do Brasil:

1º Peugeot 206 1.2

O 206 1.2 é campeão em economia. O modelo da Peugeot consome 16,9km/l na estrada e 15,1 km/l na cidade com gasolina. Já com etanol, seu desempenho vai para 11,7 km/l e 10,9 km/l, respectivamente.

2º Volkswagen Up! 1.0 TSI

Logo atrás, vem o modelo Up! 1.0 TSI, da Volkswagen. O carro gasta com gasolina 16,1km/l na estrada e 13,8km/l na cidade. Com etanol, ele faz 11,1km/l e 9,6km/l, respectivamente.

3º Volkswagen Up! 1.0 MSI

O modelo mais barato do Up!, o MSI, bebe um pouco mais de combustível que a sua versão turbo, consumindo 15,3 km/l na estrada e 14,2 km/l na cidade com gasolina. O desempenho com etanol é de, respectivamente, 10,1 km/l e 9,6 km/l.

4º Fiat Palio Fire 1.0

Considerado o carro mais barato do Brasil, o Fiat Palio Fire 1.0 também está entre os mais econômicos. Seu desempenho com gasolina é de 15,3 km/l na estrada e de 12,2 km/l na cidade. Com etanol, o consumo sobe bastante, com 10,4 km/l e 8,7 km/l.

5º Ford Ka 1.0

Primeiro modelo da Ford a aparecer na lista, o Ka 1.0 possui um consumo de gasolina na estrada de 15,1 km/l e na cidade de 13 km/l. Com o etanol, o desempenho cai para 10,4 km/l e 8,9 km/l respectivamente.

6º Ford Ka+ 1.0

A versão sedã do Ford Ka, o Ka+, ganha em espaço, mas não perde nada em rendimento. Por usar o mesmo motor, o consumo dos dois é exatamente o mesmo.

7º Nissan Versa 1.0

Usando o mesmo motor que a sua versão menor, o Nissan March, o Versa 1.0 consegue ter um desempenho ainda melhor. O modelo faz com gasolina 15,3 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Usando o etanol, o consumo fica em, respectivamente, 10,5 km/l e 8,8 km/l.

8º Nissan March 1.0

O desempenho do Nissan March 1.0 é um pouco inferior ao do Versa, consumindo 15 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade com gasolina. Com etanol, os valores ficam em 10,4 km/l e 9,5 km/l.

9º Fiat Uno Evolution 1.0

Por contar com sistema Start-Stop, que desliga o motor e o deixa em modo de espera quando o carro para completamente, o Fiat Uno Evolution 1.0 também está entre os carros flex mais econômicos. Seu desempenho com gasolina é de 14,8 km/l na estrada e 12,6 km/l na cidade, com o etanol cai para 10,1 km/l e 8,8 km/l.

10º Volkswagen Gol 1.0

O último da lista é o Volkswagen Gol 1.0. O modelo consome com gasolina 14,5 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Já com etanol, o desempenho cai para 10,3 km/l e 8,8 km/l respectivamente.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

Seu carro está na lista? Agora, é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro