Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra quais aplicações têm juros pós-fixados

A- A+

O mercado financeiro oferece diversas modalidades de investimentos em renda fixa, que permitem que você tenha controle sobre os rendimentos do seu dinheiro. Apesar dessa característica, mais ligada às aplicações que possuem taxas prefixadas, também é possível escolher alternativas com juros pós-fixados.

Para quem não possui muito conhecimento na área, os termos podem parecer confusos, mas a sua explicação é simples. Ao investir uma quantia em renda fixa, a taxa de juros é o retorno prometido, que você recebe como lucro. Quando a aplicação é prefixada, por exemplo, esse valor é definido no momento em que o contrato é fechado.

No caso das modalidades pós-fixadas, você só descobre o total a ser recebido ao fim da aplicação, pois ele depende das variações de índices como a Selic e o IPCA. Assim, quando os juros estão em alta, como ocorre agora, o investidor tende a lucrar mais.

Investimentos com juros pós-fixados

Para aproveitar o momento econômico e lucrar, uma das principais alternativas são os títulos privados, que servem como instrumento de captação de recursos por parte dos bancos. Atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que varia próximo a Selic, eles estão entre as indicações de investimentos de Felipe Assunção, agente autônomo da Montebravo Investimentos.

No caso do Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, a liquidez é um dos fatores que mais chamam a atenção de quem deseja aplicar seu dinheiro. Conforme explica Assunção, esses títulos podem ser negociados no mercado secundário e mesmo resgatados antes da data de vencimento. Mas é preciso ter cuidado, pois também há opções em que os juros oferecidos são prefixados e podem não compensar.

O mesmo cuidado vale para as Letras de Crédito Imobiliárias (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Sua principal vantagem é a isenção na declaração do Imposto de Renda. Por outro lado, o prazomínimo para resgate do dinheiro é de 90 dias e exigem quantias maiores para iniciar.

Quando a inflação está em alta, investir o seu dinheiro em aplicações com juros pós-fixados traz bons retornos. Foto: iStock, Getty Images

Quando a inflação está em alta, investir seu dinheiro em aplicações com juros pós-fixados traz bons retornos. Foto: iStock, Getty Images

Títulos públicos com juros pós-fixados

Mas nem só no setor privado é possível encontrar títulos que oferecem rentabilidade ligada a uma taxa de juros que pode variar. No caso do Tesouro Direto, são três opções diferentes: o Tesouro Selic (LFT), o Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B) e ainda o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal).

No primeiro caso, o retorno que você vai receber é indexado a Selic e é indicado para os mais conservadores e também para aqueles que não precisam do dinheiro investido de maneira imediata. Já no segundo, nem só as mudanças na inflação são responsáveis por definir o retorno, pois há ainda que se considerar a presença de uma taxa prefixada. Sua diferença para a última modalidade é o pagamento dos juros, que ocorre semestralmente e não apenas no momento do resgate.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para investir o seu dinheiro em opções com juros pós-fixados? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito