Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra para onde viajar em janeiro com 5 sugestões de destinos

A- A+

Sair de férias é sempre bom. Com um planejamento elaborado com antecedência, melhor ainda. Se você programa seu passeio para o primeiro mês do ano, já sai ganhando. Afinal, não é difícil encontrar opções para onde viajar em janeiro, por ser um período que propicia o turismo em todas as regiões do país.

Para onde viajar em janeiro: 5 destinos nacionais

Ao planejar sua viagem com antecedência, você tem tempo para encontrar os melhores preços para hospedagem e passagem aérea, por exemplo. E também reduz as chances de esquecer de algo importante que possa comprometer seu passeio.

Com tudo organizado, é só escolher o destino. E o que não falta são boas opções no Brasil. Confira mais sobre cinco delas:

Jalapão (TO)

Não é exagero falar que o Brasil é um país de dimensões continentais. Além do tamanho, as paisagens também são diversificadas.No Jalapão, um parque de preservação ambiental com 34 mil quilômetros de extensão no Tocantins, é possível apreciar uma área que está em pleno processo de desertificação.

Mas há também alguns oásis com piscinas naturais de águas cristalinas, cachoeiras e até os chamados fervedouros – olhos d’água cuja pressão empurra as pessoas de volta à superfície. Mas é necessário fazer um percurso em veículo com tração nas quatro rodas. A melhor opção é contratar um pacote turístico já na capital, Palmas.

Boa opção para onde viajar em janeiro

Jalapão é apenas uma das paisagens encantadoras do território brasileiro. Foto: iStock, Getty Images

Maragogi (AL)

Para quem prefere apreciar a típica paisagem de praia paradisíaca, com céu azul e águas transparentes, onde se enxerga os cardumes de peixes coloridos por todos os lados, o destino certo é Maragogi, em Alagoas. Seu mar calmo e os 150 quilômetros da Costa dos Corais explicam porque a região atrai tantos turistas.

Se for ficar pouco tempo, a dica é programar sua viagem para o período de lua cheia. Essa fase garante a maré mais baixa, propícia para visitar as piscinas naturais (chamadas galés), que existem graças à formação dos arrecifes ao redor. Se quiser estender o passeio, Maragogi está a apenas 130 quilômetros de Maceió e Recife.

Maragogi é boa opção para onde viajar em janeiro

Em Maragogi, as galés são uma visita obrigatória e de encher os olhos. Foto: Shutterstock

Genipabu (RN)

Ao conhecer as dunas dessa praia, localizada a 25 quilômetros de Natal, é fácil entender porque se tornou um destino conhecido internacionalmente. Não apenas por sua beleza, mas suas descidas íngremes propiciam muita adrenalina nos passeios de jipe 4×4.

E a diversão não para por aí. Que tal dar uma voltinha de dromedário? Sim, é possível. Mas não vá embora ser conhecer a famosa lagoa. Além de tomar um banho da forma tradicional, você pode chegar até ela de esquibunda (descendo sobre uma prancha) ou de aerobunda, que é uma espécie de tirolesa.

Boa opção para onde viajar em janeiro

Lagoa em Genipabu é ponto tradicional de visitação turística. Foto: iStock, Getty Images

Brumadinho (MG)

A região metropolitana de Belo Horizonte, além de ser um destino bem econômico, conta com uma atração e tanto para os apreciadores de arte. O Instituto Inhotim é considerado um dos mais importantes centros de arte contemporânea do país.

Além disso, é um dos maiores complexos culturais ao ar livre da América Latina. Seu mais de 100 hectares de área mesclam obras de arte e natureza. São galerias, lagos ornamentais, jardins botânicos e diversas espécies de plantas raras, como a flor-cadáver (considerada a maior do mundo).

Boa opção para onde viajar em janeiro

Instituto Inhotim é um dos principais centros de arte contemporânea do país. Foto: Acervo Setur-MG

Chapada das Mesas (MA)

Se você procura um destino que cabe no bolso, este também é indicado. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma reserva natural formada por rochas e cercada por diversas cachoeiras. Sua geografia é propícia para a prática de rapel, rafting e tirolesa, além de um mergulho nas águas cristalinas do Poço Azul ou Poço Encantado.

Boa opção para onde viajar em janeiro

Quem gosta de aventura em meio à natureza não pode deixar de visitar Chapada das Mesas. Foto: Divulgação

E aí, já sabe para onde viajar em janeiro? Deixe seu comentário!

viagem econômica para a Disney
o que fazer com as crianças
parcelar viagens no cartão de crédito
Como ter uma boa qualidade de vida
Jovem organizado com custos e despesas
Saiba por que fazer lista de compras para o mês